Cidades

Convênios com Usiminas e Cenibra vão garantir manutenção na estrada da Serra dos Cocais

Convênio com empresas vai garantir serviços de manutenção da estrada ao longo de 2022

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal firmou novos convênios com a Cenibra e a Usiminas para conservação na estrada da Serra dos Cocais. A parceria prevê a realização de três manutenções em 12 km de estrada com uso de agregado siderúrgico ao longo do ano.

Com a iniciativa, Coronel Fabriciano passa a integrar o programa “Caminhos dos Vales”, da Usiminas, que estimula o uso do agregado siderúrgico para melhorar as condições das estradas, promovendo a recuperação de processo erosivo e executando drenagens paliativas em vários pontos da região. Já a Cenibra fará a execução dos serviços de recuperação dos trechos.

Ambos os convênios foram firmados por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Vale do Aço (CIMVA).

SERVIÇOS

O secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado detalhou como será feito o serviço. “É um convênio importante, que vai garantir a trafegabilidade da estrada beneficiando, principalmente, os cerca de cinco mil moradores do Cocais. A aplicação do agregado será feita no trecho do Cocais de Cima até o de Baixo e do Cocais de Baixo até a sede (Centro) nos locais que não estão pavimentados”, explica.

Em cada manutenção é estimado o uso de 10 mil toneladas de agregado siderúrgico e o investimento de R$ 320 mil em serviços. Além da manutenção, a Cenibra disponibilizou uma área para o depósito do agregado siderúrgico, que vai conferir mais agilidade aos serviços e diminuir custos com de material até a estrada.

MEIO AMBIENTE E TURISMO

A Serra dos Cocais tem grande potencial para o ecoturismo e para o desenvolvimento econômico de Coronel Fabriciano, visto que essas estradas rurais são rotas usadas para o transporte de madeira. Portanto, a conservação influi diretamente no turismo e economia, já que o acesso mais fácil estimula a vinda de novos visitantes a Serra dos Cocais, reconhecida pelo seu potencial turístico.

“O programa de recuperação de estrada é de grande importância, pois garante bom estado de conservação às estradas, melhora a vida da população e ajuda a fomentar o turismo local. Além da estrada principal, as melhorias também serão feitas em estradas vicinais”, explica Gabriel Henrique Melo Vitorino, Coordenador do CIMVA.

A conservação das estradas também traz ganhos ambientais importantes, como o controle de erosão e perda de solo, a recuperação das áreas marginais às estradas e a diminuição do assoreamento de córregos e rios. “Este convênio vai além das melhorias na estrada Também estão previstas ações de recuperação de nascentes, áreas degradadas e tratamento de resíduos sólidos e esgoto da Serra dos Cocais”, completa o gerente de Meio Ambiente da Prefeitura, Ivan César de Oliveira.

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

Os serviços de manutenção complementam as melhorias já em andamento na estrada da Serra dos Cocais. Este mês, a Prefeitura iniciou a primeira parte da pavimentação da via, no trecho da comunidade de Cocais de Baixo. No local, estão sendo assentados os bloquetes (pisos intertravados) reaproveitados das ruas do Centro. Com isso, a estrada terá aproximadamente três quilômetros de calçamento. A obra é uma realizada com recursos próprios do município com a equipe da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos.

A Prefeitura já iniciou o processo de licitação de R$ 4 milhões para o projeto de revitalização da estrada. Nesta etapa da obra, será feita a pavimentação do trecho compreendido do Portal da Serra dos Cocais até o Mirante da Pedra dos Cem Homens, de aproximadamente de quatro quilômetros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com