Cultura

Contraponto apresenta em Ipatinga “Perdoa-me por morrer”

O grupo de teatro físico da capital mineira, Contraponto, irá apresentar seu trabalho intitulado ‘Perdoa-me por morrer: um concerto minimalista para as vidas que sobraram ’ no dia 26 de novembro às 20h em seu canal no Youtube:

Perdoa-me por morrer – YouTube

A peça trata do universo daqueles e daquelas que habitam os limiares de uma existência desterritorializada, perdida e exposta aos riscos. São seres que se tornam alvos premeditados dos agentes do Estado e de suas franjas milicianas, de uma guerra civil muitas vezes não declarada, que sofrem ainda as consequências da extenuação dos recursos elementares para o viver. Que perseguem linhas de fuga desesperadas, perguntando continuamente, e sem respostas, pelo sentido desse não-sentido. Vidas que sobram, a cada um e cada uma, o seu quinhão de corpo desaparecido.

O título da peça se inspira em um bilhete achado com uma jovem náufraga: “mãe, desculpe-me por morrer afogada”. O espetáculo conta essas histórias através do corpo, da imagem e da sonoridade. Além disso, têm características working in progress, por ser continuamente aberto às transformações em curso.

Grupo Contraponto

Contraponto <experiência> é um grupo sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais, que vem se dedicando ao Teatro Físico, ao Environment Theater (teatro do ambiente) e às interfaces com a Arte da Performance. No repertório do grupo as performances urbanas Olho da rua (2012-2014) e Coisas próximas se bem que distantes (2016), as performances de ocupação na Casa Breve (2013, promovida pelo Grupo Sapos & Afogados, realizando instalações corporais e sonoras dentro de uma casa) e Eu lhe convidaria mais uma vez para dar uma volta na avenida a ver se apagam nossas luzes (2018, no Espaço 171). 

Além da apresentação on line do espetáculo o grupo irá realizar uma oficina de teatro físico corporal, nos dias 22 e 23 de novembro, de 15h às 18h, com base na prática de Contato Improvisação, na escuta entre os corpos e entre os corpos e o espaço. Serão 20 (vinte) vagas destinadas aos artistas e estudantes de teatro, dança, performance, circo e dança de rua de Ipatinga. As inscrições são gratuitas e terão acessibilidade em Libras.

As inscrições poderão ser feitas via google form – link:  Oficina “Contato, escuta e improvisação” – Contraponto <experiência> – 22 e 23/11 (google.com)

Algumas informações para as oficinas

Ter disponibilidade para trabalho corporal e, aos selecionados, recomenda-se roupa confortável que não prejudique a mobilidade das articulações e camisa que cubra os ombros (não usar camisetas regata).

O objetivo da oficina é Experimentar processos de composição improvisacional a partir do jogo corporal entre parceiros/parceiras e os espaços.

Ficha técnica

Direção e roteiro: Luiz Carlos Garrocho

Atuação: Rafael Paiva, Renata Rocha e Sitaram Custódio

Preparação corporal: Sitaram Custódio

Desenho de som: João Paulo Prazeres

Desenho de luz e execução: Lucas Matias

Dramaturgia do movimento: Luiz Carlos Garrocho e Tiago Gambogi

Assistente de coreografia: Yara Ramos Garrocho

Figurino: Ana Luisa Santos

Coordenação de Produção: Renata Rocha

Produção executiva: Juliana Miari

Fotografia: e edição: Kléber Bassa

Serviço

Apresentação, on line, da peça ‘Perdoa-me por morrer: um concerto minimalista para as vidas que sobraram

Data: 26 de novembro de 2021

Hora: 20h

Local: Perdoa-me por morrer – YouTube

Classificação: 14 anos

Duração: 50 minutos

Oficina de Teatro físico

Data: 22 e 23 de novembro de 2021

Hora: 15h às 18h

Local: Será de forma on line. Link para acessar a oficina será disponibilizado após a inscrição

Inscrições: google form – Oficina “Contato, escuta e improvisação” – Contraponto <experiência> – 22 e 23/11 (google.com)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com