Cidades

Contra recomendação do MP, Nardyello mantém abertos shopping, academia e bares

IPATINGA – O prefeito Nardyello Rocha, após reunião com o Comitê Gestor da Crise Covid-19 decidiu não acatar a recomendação do Ministério Público e demais instituições ligadas ao governo estadual que o integram e manter abertos o Shopping Vale do Aço, bares, lanchonetes, restaurantes e academias da cidade.

A medida de flexibilização já havia motivado uma nota assinada pelo Ministério Público, 14º Batalhão de Polícia Militar, Delegacia Regional de Segurança Pública e Corpo de Bombeiros, entre outros, desautorizando a retomada de funcionamento destes segmentos por não obedecerem os protocolos recomendados por decreto do governo do Estado.

Em pronunciamento nas redes sociais, o prefeito Nardyello Rocha assumiu a decisão de contrariar a recomendação dos órgãos estaduais e disse que o fez balizado em dados científicos.

SOB CONTROLE

Segundo o prefeito, “é bom salientar que todos os decretos de flexibilização do comércio aqui em Ipatinga são decididos em conjunto”. Nardyello atribui ao comitê Gestor a reponsabilidade pela flexibilização do comércio na cidade e afirma que a medida só foi tomada após avaliação protocolar apontando que a situação no município está sob controle. “Temos o Comitê Gestor da Crise que avalia esses números epidemiológicos e que são os balizadores para tomar as decisões. Diante do achatamento da curva do número de casos suspeitos, da testagem que estamos fazendo e do número de leitos de UTI, enfim, diante de um quadro que está sob controle, o Comitê deliberou e nós decretamos a flexibilização de mais três segmentos: o Shopping por 4 dias por semana com todas as restrições, as academias também com várias restrições, e abertura até 21 horas e consumo interno de bares, restaurantes e lanchonetes. Fiscalizamos estes estabelecimentos durante todos estes dias, avaliamos também que não houve crescimento algum dos números de casos em Ipatinga, os que houveram foram exames coletados antes mesmo desta segunda flexibilização. A decisão de flexibilizar estes setores foi submetida ao Comitê Gestor que aprovou a decisão”, pontuou.

DIVERGÊNCIA

Diante da divergência do Ministério Público e órgãos ligados ao governo estadual que recomendaram a manutenção do isolamento social, o prefeito afirma que em nova reunião com o Comitê Gestor da Crise na última quinta-feira, eles foram voto vencido.

“O Ministério Público entendeu que este decreto deveria ser revogado e estes 3 segmentos (Shopping, bares e academias) não deveriam ter seu funcionamento flexibilizado. Respeitosamente, nós entendemos que para fazer qualquer mudança teríamos que levar a recomendação do MP novamente ao Comitê Gestor e o fizemos, já que o Comitê anteriormente havia deliberado por unanimidade pela flexibilização. Foi o que fizemos, inclusive, com participação dos representantes do governo do Estado e do MP. Desta vez, não houve unanimidade, já que os representantes do governo estadual votaram contra a flexibilização, mas a maioria votou a favor e decidimos manter abertos estes segmentos da economia”, disse o prefeito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com