Cultura

Contos africanos para resgatam memórias no Aperam Bem Maior

Espetáculo que retrata a cultura afro-brasileira integra a programação cultural on-line do próximo domingo (19)

TIMÓTEO – A África é o mundo inteiro! Você já ouviu alguém chamar o continente africano de Mãe África? É que acredita-se que os primeiros os seres humanos vieram de lá: num lugar repleto de lendas, fábulas, personagens heroicos, animais fantásticos e encantamentos. Esses e outros temas irão integrar a programação cultural do projeto Aperam Bem Maior, no próximo domingo (19), às 16h.

O espetáculo Histórias Africanas para crianças será interpretado pela atriz Aléxia Silva, que diz ter se identificado muito com o personagem. “Essa construção foi muito importante pra mim. Pelas conexões que fui capaz de fazer com o texto e a identificação do mesmo com a minha própria história. E me transportar para um lugar de reflexão da minha memória”, relata.

O espetáculo Histórias Africanas para crianças será interpretado pela atriz Aléxia Silva

APROXIMAÇÃO

Ainda de acordo com a Aléxia, poder levar histórias do povo africano para as crianças estimula uma aproximação com outras culturas. “Nessa contação de histórias, posso mostrar às crianças a representatividade que tem a raça negra povo preto, como é linda, forte e resistente, com uma história e uma cultura fantásticas rodeadas de cores, belezas e sobretudo de um estilo de vida que construiu impérios ao redor do mundo. Esses ensinamentos fazem toda diferença na construção de um mundo igualitário e com menos preconceito”, pontua a atriz.

Histórias Africanas para crianças é uma produção DaMa Espaço Cultural, por meio de Mari Antonaci e com dramaturgia e direção de Daniela Alves.

MAIS CULTURA

Além da atração do fim de semana, as redes sociais da Aperam trazem semanalmente conteúdos culturais para a comunidade. No sábado (18), os personagens Melinda e ZéZangão brincam com os espectadores curiosos: O que será que tem dentro desta caixa? Será que é um animal? Ou um objeto? Ou seria ainda uma comida bem gostosa? O mistério irá se encerrar num vídeo bem divertido com a dupla. Os conteúdos das Abelhinhas são uma parceria com o grupo Pro-Riso (Vale do Jequitinhonha).

No domingo (19), a personagem Ariela, juntamente com o seu ursinho Sud, traz mais uma contação para a criançada. A casa dos sonhos conta a história do garoto que planejou uma casa perfeita, mas com materiais bem inusitados. A disponibilização desses conteúdos é realizada pela Dama Espaço Cultural (Vale do Aço). As histórias integram o projeto Aperam Bem Maior, que busca por meio da cultura levar diversão e brincadeira a  crianças em isolamento social.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com