Cultura

Contém Cultura em vias de ser inaugurado

PERIQUITO – A sala multicultural do projeto Contém Cultura será inaugurada em breve na cidade de Periquito. Nesta semana, foi concluída a forração com grama da área externa dos containers adaptados para sediar o programa, que consistirá na exibição de filmes nacionais comentados e saraus literários, sempre com entrada franca.
O Contém Cultura acaba de receber filmes cedidos pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e que vão compor a mostra. O projeto contará ainda com a Itinerância do 18º Fest Curtas BH, Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte que se firmou como um dos eventos mais importantes de difusão da produção cinematográfica mundial em Minas Gerais. Do Fest Curtas BH serão exibidas obras recentes, finalizadas entre os anos de 2015 e 2016.

PROGRAMAÇÃO
A programação de exibição dos filmes do Contém Cultura está sendo montada pela programadora cultural e proponente Luciana Porfiro, a partir dos títulos selecionados pelo jornalista, historiador e documentarista, Sávio Tarso, curador da mostra que será realizada semanalmente durante dez meses. Após esse período, o centro cultural será doado ao município que se encarregará da manutenção do espaço.
A fim de dar continuidade ao projeto, a Prefeitura Municipal de Periquito selecionou dois assistentes culturais, Mateus Henrique da Silva, que vai atuar no Contém Cultura como facilitador cultural; e a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Flaviana Cristina Brumário, para desenvolver atividades culturais na sala multicultural. Juntos, eles participaram do primeiro módulo de capacitação ministrada por Luciana Porfiro e Sávio Tarso, que falou sobre a história do cinema de ficção produzido no Brasil.
Flaviana se revela apaixonada pelo Contém Cultura. “Fui conhecendo e gostando do projeto. Agora, estou encantada com a história do cinema”. Mateus, por sua vez, disse que a iniciativa é super interessante e vai proporcionar ótimos momentos de aprendizado para a comunidade. Assim como Flaviana, Mateus está maravilhado com o curso de cinema.
No segundo módulo, previsto para ser realizado nos próximos dias, Sávio Tarso abordará a trajetória de cinema documentário nacional e suas características.
O documentarista, que visitou a sala de cinema acompanhado dos assistentes culturais e da equipe de produção do Contém Cultura, se surpreendeu com o espaço, e elogiou o projeto. “Eu não imaginava que a estrutura fosse tão bacana. Estou surpreso. Esse projeto é grandioso, potente para formar público com uma visão crítica do mundo. Além do caráter de entretenimento, o Contém Cultura vai colaborar com uma melhor formação cultural e educacional da população. Ninguém vai sair de uma sessão sem um questionamento. O que o projeto vem proporcionar são reflexões acerca de uma infinidade de assuntos e campos de conhecimento”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com