Cultura

Contém Cultura é tema de atividade escolar no Bugre

BUGRE – O Contém Cultura do Bugre abriu sua programação do mês no último fim de semana com uma sessão especial dedicada a alunas da Escola Estadual Antônio Marques.

As estudantes visitaram o projeto com uma missão, fazer uma pesquisa sobre o equipamento de cultura, atividade proposta no livro didático Janela da arte, adotado pelo educandário que sugeriu o Contém como objeto de estudo. “Tínhamos que visitar algum centro cultural da cidade, e o Contém é o único ponto do nosso município dedicado exclusivamente a movimentos culturais. Gostamos muito da experiência. Sabemos que não é toda cidade que tem uma sala de cinema como esta”, observou Élem Pereira de Souza, aluna da Escola Estadual.

Micaele Alves Leal disse que, se o Bugre não pudesse contar com o Contém Cultura, a cidade perderia um pouco da graça. “O cinema não deixa a nossa cidade maior, mas, melhor e bem melhor”.

Késia Vitória da Silva Mendes falou que a experiência foi diferente. “O espaço tem uma programação muito legal e é bem confortável. Tem mesmo cara de cinema, mas a entrada é franca e a pipoca é de graça. A gente não precisa também viajar para outra cidade para ver um filme”.

Maria Eduarda de Almeida Resende enfatizou que as atividades promovidas no espaço, além da exibição dos filmes, como oficinas de artes e de dança, valorizam ainda mais a sala. “Os equipamentos também que facilitam o acesso de pessoas com deficiência ao espaço são outro vantagem da sala que é muito bacana”, sublinhou a estudante.

DOCUMENTÁRIO

Magda apresentou às alunas o projeto, desde a sua concepção, passando pela estruturação da sala, curadoria dos filmes, cidades onde funcionam outras unidades do Contém e a programação oferecida.

A agente cultural mostrou os equipamentos que tornam o espaço adequado à promoções culturias, “como os de projeção dos filmes, o som, o revestimento da sala, tudo de alta qualidade e estruturado com muito zelo, além dos cartazes estampados na parede, que dão graça especial ao cinema, e o microondas. Em toda sessão de cinema, o público pode se deliciar com os filmes e com a pipoca quentinha oferecida no Contém”, detalhou Magda.

A localização do Contém foi outo ponto positivo sublinhado pela agente cultural, “de fácil acesso e situado no coração da cidade, bem no centro da praça, fazendo um jogo harmonioso com a paisagem tomada de várias cores, onde prevalece o muito verde”.

A agente cultural, Magda Albano, também recordou algumas realizações da sala multicultural, como a exibição do documentário sobre o surgimento da cidade. Ela fez uma síntese das ações realizadas no Contém, que já exibiu mais de 50 títulos em um ano de funcionamento. “Na sala, foram realizadas oficinas, como de breaking, artesanato, palestras, que integraram campanhas nacionais propostas pelos governos federal, estadual e municipal, como de trânsito e de saúde. O Contém já abrigou sessões especiais dedicadas a alunos da rede pública de ensino, que sempre lotam o espaço, além de reuniões com feirantes, Consep e Biblioterapia. Entre as atividades da sala, Magda destacou ainda a programação do Salão do Livro, uma ação patrocinada pelo Instituto Cultural Usiminas.

Após a apresentação do Contém ao grupo, Magda exibiu o curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado, em sessão comentada

 “A experiência foi indescritível. O filme fala sobre as relações desiguais geradas entre os seres humanos pelo capitalismo. A narrativa toma como base a diferença entre o ser humano, o porco e o tomate, e é muito encantadora. É um filme curtinho e genial”, frisou Magda Albano.

Na manhã de ontem (9), as alunas ministraram uma aula expositiva em classe sobre o Contém Cultura, levando à comunidade escolar o que aprenderam sobre o projeto.

O Contém Cultura é patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com