Cidades

Construção de muros de arrimo entra na reta final

IPATINGA – As ruas Morubixaba e Tupis, no bairro Iguaçu, terão antigos problemas de infraestrutura resolvidos definitivamente nos próximos dias, conforme adiantam técnicos da prefeitura de Ipatinga. Nestas ruas, estão em fase final a construção de três grandes muros de arrimo em trechos que ficaram interditados há vários anos devido a desmoronamentos que “engoliram” trechos das vias públicas.

Na rua Tupis, as obras de dois muros de arrimo já estão perto do fim. Um deles, na altura do nº 75, já foi concluído. O aterro e a compactação vêm sendo executados, para que, nos próximos dias, sejam feitos reparos no trecho de asfalto danificado. A expectativa é que essa obra seja entregue na próxima semana.

O outro muro da rua Tupis, na altura do nº 60, é maior e também já está em fase de conclusão. Falta concretar a última parte do muro antes de chegar ao nível da rua. Além de colocar asfalto no trecho destruído há vários anos, a prefeitura vai instalar guarda-corpos na calçada entre os muros e a rua.

Moradores têm acompanhado as obras com atenção, e já contam os dias para voltarem à normalidade. “É bom ver que a prefeitura está preocupada com a segurança da população”, aprova a aposentada Maria Auxiliadora Alves, de 65 anos. “A construção desses muros de arrimo vai trazer muita proteção para quem mora próximo a encostas. Assim, nos tempos de chuva, vamos poder dormir tranquilos, sem medo de que o barranco caia sobre nossas casas”, completa dona Auxiliadora.

MORUBIXABA
A obra da rua Morubixaba é a maior dos três muros de arrimo que estão sendo construídos naquela região do Iguaçu. São 11 metros de comprimento e quase nove metros e meio de altura. Na última sexta-feira foi concretada mais uma etapa, e a previsão é que até o fim da próxima semana o muro atinja o nível da rua. Depois, então, serão feitos reparos no asfalto. Mais do que liberar o tráfego de veículos, essa obra vai trazer mais segurança para moradores dos imóveis próximos.

Quase 190 toneladas de concreto e 2,5 toneladas de ferragem serão consumidas nesse muro, que tem quase um metro de espessura sobre uma base em forma de pirâmide. Para quem conviveu por muitos anos com um risco grande, um grande alívio. “A obra está ficando excelente”, aprova a moradora Renata Martins, de 33 anos.


A moradora Maria Auxiliadora disse que a obra vai permitir que ela durma
tranquila, sem medo de desmoronamentos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com