Nacionais

Congresso Internacional reúne especialistas em saúde integral

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) reuniu na segunda-feira, 05, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, especialistas em cuidados com a saúde de Minas Gerais, de São Paulo e dos Estados Unidos no I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde da FSFX – Usifamília. Destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, o evento contou com mais de 700 participantes e uma extensa programação. Marcou ainda os dois anos do Usifamília, a unidade de Atenção Integral da Usisaúde e da Fundação São Francisco Xavier, em Ipatinga.
 
CAMBRIDGE E HARVARD
Inspirado no modelo assistencial do Cambridge Health Alliance, dos Estados Unidos, o Usifamília tem desde a sua instalação o apoio do médico Rob Janett, coordenador do hospital dos Estados Unidos e professor da Escola de Medicina da Universidade de Harvard. Uma das atrações do Congresso, Janett abordou os diferencias do modelo de cuidado conhecido como Atenção Primária, focado na promoção da saúde e na prevenção de doenças do paciente. Além dele, participou Edgar Nunes de Morais, o médico responsável pelas diretrizes de atenção ao idoso do Usifamília. O profissional, que também é coordenador do Hospital das Clínicas da UFMG, apresentou as condutas dirigidas ao idoso.

 Atualmente em três cidades – Ipatinga, Belo Horizonte e Santos – o Usifamília acompanha a saúde de mais de 16 mil pacientes. Com mais 50 mil consultas, possibilitou uma redução expressiva de 38,7% das internações realizadas e de 13,4% no número de consultas eletivas no Pronto-Socorro da população assistida. “O Usifamília é fruto de um projeto que começou há dois anos, com o objetivo de melhorar as condições de saúde da população alvo e a percepção dos clientes no momento dos atendimentos, realizados  por uma equipe multidisciplinar em um mesmo lugar, reforçando vínculos entre profissional e paciente.”, explica Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX. 
 
O Congresso Internacional arcou também o lançamento do livro Usifamília: um modelo inovador de atenção integral na saúde suplementar, disponível para a venda na FSFX, e do primeiro Curso de Gestão Integral à Saúde da FSFX, que será ofertado a partir de março de 2017. 


Luís Márcio Araújo Ramos: “Nosso propósito é colocar essa expertise à disposição dos demais serviços e municípios”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com