Cultura

Congado se apresenta hoje na Festa do Rosário do Ipaneminha

O Congado do Ipaneminha é uma tradição que remonta à década de 1930

IPATINGA – A comunidade do Ipaneminha realiza hoje, a partir das 9:00h, a Festa do Rosário com a participação do congado. A informação é do presidente da Associação de Moradores do Ipaneminha, Joaquim Santana Filho.

O evento começa às 9:00h com o levantamento da bandeira do Rosário, seguido da dança da fitas. O almoço será servido na Casa do Congado e às 15:00h haverá procissão no povoado. Às 16:00h haverá troca de coroa do Rei e Rainha do Congado, atualmente, representados por Maria Chica de Oliveira e Antônio Lucas da Costa.

BINGO
Durante os festejos haverá bingo de vários animais, cuja renda será revertida para a reforma da Igreja do Ipaneminha, patrimônio histórico do município que está sendo reformado pela Paróquia de São Pedro, com a participação de voluntários, sob a direção do pe. José Enésio, a partir de estudos arquitetônicos feitos com apoio voluntário de professores do Unileste e doação de material pela comunidade e empresários.

TRADIÇÃO

A Festa do Rosário é uma tradição religiosa em homenagem à Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário – que é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, em que Maria lhe dá o rosário. A festa é acompanhada pelos reinados de Congo, as chamadas congadas, que também são uma demonstração do efervescente sincretismo religioso ocasionado da fusão das religiões oriundas de África com o culto Católico. Estas comemorações teriam se originado a partir da devoção empreendida e disseminada em Ouro Preto pelo lendário ex-escravo Chico Rei, que, ainda segundo a história, seria o fundador da primeira Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Minas Gerais. No Ipaneminha, a tradição do congado remonta a 1930, quando teria sido fundada a irmandade dos congadeiros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com