Cidades

Conferência Municipal em BO debate saúde mais democrática

BELO ORIENTE – A 10ª Conferência Municipal de Saúde em Belo Oriente abordou o tema “Democracia e Saúde” e reuniu poder público, legislativo, profissionais da Saúde, do conselho municipal da Saúde e representantes da sociedade civil. O espaço da Escola Municipal José Lagares de Lima, onde foi realizado ficou lotado.

Participaram da abertura da Conferência, o prefeito Hamilton Rômulo, os vereadores Cyr Farney – Fá, Sebastião Farias e Vagner das Graças Roque – Vaguin da Borracharia, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gisleno Martins Castro, a palestrante Márcia Silva Martins Alves e o secretário municipal de Saúde, Ranieri Martinelli Prado.

Durante a abertura, o prefeito Hamilton Rômulo destacou a importância do trabalho realizado pela equipe da secretaria municipal de Saúde e sobre o pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde.

“A nossa equipe está de parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido, mesmo com todas as dificuldades que nossa cidade tem passado. Um trabalho humanitário e responsável. E nosso governo tem trabalhado para valorizar ainda mais estes profissionais, e em breve esperamos pagar o piso salarial dos agentes de saúde e também o seu retroativo”, afirmou o prefeito.

CONQUISTAS

A palestra foi da psicóloga, Márcia Silva Martins Alves, que em sua apresentação fez um levantamento histórico das conquistas na área da Saúde e a importância da participação da população para que isso acontecesse. Entre os exemplos citados pela palestrante, está a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) que foi proposto na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986.

No dia também foi apresentado o Plano Municipal e Gerenciamento das Ações de Recuperação em Saúde após o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em Mariana e que atingiu o distrito de Perpétuo Socorro. O Plano será mostrado para a Fundação Renova em reunião que será realizada em maio, no município de Colatina.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com