Cidades

Conferência de Saúde de Timóteo aponta diretrizes para o município

TIMÓTEO – Representantes do poder público, prestadores de serviços e usuários dos serviços de saúde participaram neste final de semana da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Timóteo, que debateu o tema “Humanização da Saúde”. Durante a abertura da conferência, o prefeito Keisson Drumond referiu-se à importância da humanização no atendimento e citou os investimentos que a Prefeitura vem fazendo para melhorar o funcionamento da saúde no município.

Keisson reafirmou sua luta para sanar as dívidas herdadas e contou que mesmo com problemas aconteceram avanços – como a aquisição de 42 computadores para os consultórios médicos para implantação do prontuário eletrônico. O pagamento de parte da dívida com o Hospital Vital Brasil possibilitou a retomada do convênio com a município, além dos esforços da Prefeitura em melhorar cada vez mais os atendimentos. “Em janeiro, quando assumimos o governo, faltavam até termômetros nos postos”, conta o prefeito.

Keisson lembrou ainda da aquisição de aparelhos para fazer o exame de cardiotocografia (capta os batimentos cardíacos e avalia o bem estar do bebê) para os 15 núcleos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Uma ação tão simples que traz tanta felicidade para os pais. Eu me lembro quando pude ouvir o coração da minha filha pela primeira vez”, recordou.

HUMANIZAÇÃO

O secretário de Saúde de Timóteo, Ricardo Martins Araújo, ao realizar sua apresentação sobre o tema, defendeu a mudança de paradigmas para que o município possa abranger toda a população em suas políticas de saúde.
“Escolhemos esse tema por causa das constantes reclamações sobre a maneira como os pacientes e profissionais da saúde são tratados. Os pacientes não podem ser vistos apenas como objetos de intervenção, temos que recebê-los de forma acolhedora, considerando as circunstâncias sociais, éticas e psíquicas. Vamos trabalhar, pois a humanização da saúde depende do diálogo com o nosso semelhante”, anunciou Ricardo.

O secretário participou ativamente da conferência e defendeu a participação de todos os segmentos da sociedade na efetivação das políticas de saúde. “Precisamos formar uma rede de trabalho. Essa parceria tem dado certo, apesar das dificuldades iniciais, podemos perceber muitos avanços. Estamos trabalhando para que a saúde em Timóteo seja referência”, destacou Ricardo Araújo.

CONFERÊNCIA

Convidado de honra, o palestrante Carlos Wanderley Soares falou para um público de aproximadamente 150 participantes presentes à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo (AAPT) na manhã do último sábado, 23. Administrador e assessor técnico da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde, responsável pelos interesses dos municípios mineiros, Soares falou sobre os projetos e recursos investidos na cidade e a integração ao SAMU Microrregional do Vale do Aço.

“A central de regulação será baseada em Ipatinga, que já dispõe de estrutura e o funcionamento operacional dividido entre os quatro municípios (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo)”. Ele destacou que nenhum recurso financeiro sai do Ministério da Saúde sem a perspectiva de ser aplicado para melhorar as redes de atenção à saúde. “O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que se propõe a ter um sistema universal de saúde público e gratuito para atender a todos”, frisa.

RECURSOS
Sobre a gestão, Soares lembrou que há recursos de sobra no governo federal, mas destacou que a liberação das verbas estão condicionadas à execução das medidas pactuadas. “Quando nossa equipe percebe um atraso na execução das obras entramos em contato com as prefeituras. Monitoramos todas as fases dos projetos para saber onde e como os recursos liberados estão sendo aplicados”, frisou o consultor.

Para ele, a humanização na saúde é um fator muito importante. “Temos que tratar todas as pessoas de maneira igualitária. Todos merecem ser atendidos por um médico, por isso o Programa Mais Médicos é necessário”, fala.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com