Cidades

Comunidade reclama do lixo e entulho acumulados no Centro

Os vizinhos acusam os próprios moradores de descartar sacolas de lixo e outros objetos no lote vago situado na rua Pouso Alegre     (Fotos: Nadieli Sathler)

IPATINGA – Apesar do serviço de limpeza pública em Ipatinga ter sido regularizado pela Vital Engenharia e a Prefeitura de Ipatinga desde o mês de janeiro, ainda há no município áreas que são usadas como ‘lixão’ em função do acúmulo de sacolas de lixo e entulho jogados pela própria população.

Esse é o caso de um lote vago situado na rua Pouso Alegre, próximo ao colégio Assedipa. A área fica no entroncamento com a rua Varginha e sempre é usada como depósito de restos de construção civil ou mesmo de lixo domiciliar. Até mesmo um sofá foi deixado no local.

Na tarde de quarta-feira (6), a reportagem esteve no local a pedido de moradores que desejam a limpeza da área. A ajudante de cozinha Bruna Rafaela trabalha no prédio em frente ao lote vago e contou que não adianta limpar o local se não for feita uma ação “mais incisiva” com os moradores. Ela confessou que os próprios vizinhos jogam as sacolas que se avolumam pelo terreno.

“A situação só vai se resolver quando o lote for cercado pelo proprietário. Se colocar uma cerca de arame já inibe os vizinhos de jogar o lixo lá. Ou então que providenciem uma caçamba para que as sacolas sejam jogadas e depois recolhidas pela empresa que faz a limpeza”, opinou.

Os apelos de Bruna foram reforçados por Helena Quintão, proprietária do prédio em que funcionou o Colégio Assedipa. Ao ver o carro da reportagem, a educadora ressaltou que é preciso tomar providências para que a situação seja amenizada.

REINCIDENTE

Em setembro de 2012 a reportagem do DIÁRIO POPULAR esteve no lote vago situado na rua Pouso Alegre e se deparou com uma grande volume de lixo e entulho no local. Naquela ocasião, o serviço de coleta tinha sido suspenso pelo ex-prefeito Robson Gomes (PPS).

Agora a situação volta a se repetir, só que já não se pode colocar a culpa na falta de limpeza pública. Em nota, o Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), informou que a coleta de entulhos por meio de remoção mecanizada tem sido realizada com uma programação estabelecida em contrato com a Vital Engenharia Ambiental, concessionária de limpeza urbana do município de Ipatinga.

No Centro, especificamente, a coleta foi feita nos dias 27 e 28 de fevereiro, conforme cronograma. Porém, em função do volume de entulho encontrado no bairro, a equipe de limpeza voltou a fazer a coleta no local nos dias 1º e 2 de março.
“Se ainda existem áreas com entulho no Centro, pedimos por gentileza que nos envie o endereço do referido ponto, para que seja programada a remoção dos entulhos do local. Adianto-lhe que a fiscalização será intensificada nessa região para coibir a prática de descarte de entulho em área irregular”, informou a Prefeitura. O telefone de contato para denúncias é 3829.8135.

BELO HORIZONTE
Ainda na região Central, os comerciantes reclamaram do lixo colocado durante o final de semana na rua Belo Horizonte, próximo ao numero 320. A secretária Renata Gabriel contou que na segunda-feira (4), quando chegou para trabalhar, o entulho já estava na calçada.

“Ocuparam o passeio todo com galhos, lama, papelão e todo tipo de coisa imunda. O mau cheiro é tão grande que já esta incomodando quem mora no prédio. Não sabemos quem fez isso, mas que tomem providência para resolver a situação”, pediu.

Um morador que preferiu não ser identificado relatou à reportagem que o lixo colocado na rua Belo Horizonte é fruto de uma limpeza feita pelo proprietário do lote vago. Ele sugeriu que o entulho tenha sido colocado propositalmente.
“O dono do lote veio aqui no sábado (2) para fazer uma limpeza no citado lote, mas ao invés de fazer o recolhimento em caminhões e dar outra finalidade ao lixo, ele disse para quem quisesse ouvir que colocou lixo na calçada para mostrar aos vizinhos o que era bom pra tosse”, denunciou.


Já na rua Belo Horizonte, foram colocados na calçada restos de galho, papelão e até mesmo sacos com lama

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com