Nacionais

“Comitê Rodrigo Neto” é lembrado em homenagem

FABRICIANO – Em solenidade realizada na última quinta-feira (29) a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano entregou a Medalha Rodrigo Neto a profissionais da imprensa, instituições e órgãos de comunicação, em memória à vida e luta do jornalista investigativo Rodrigo Neto de Faria, executado no dia 08 de março de 2013, em Ipatinga, aos 38 anos de idade.
O "Comitê Rodrigo Neto", grupo formado por profissionais representantes de todos os veículos de comunicação do Vale do Aço, também foi homenageado, por iniciativa do vereador Marcos da Luz (PT).
Constituído para articular ações conjuntas a fim de cobrar agilidade na apuração da execução do repórter Rodrigo Neto, o Comitê organizou ampla mobilização, considerada fundamental para a apuração do crime e de outros casos de grande repercussão na região que o próprio Rodrigo Neto cobriu e pelos quais cobrava justiça, veementemente. Por isso, o slogan do Comitê "Sua voz não vai se calar!".
“Este foi o objetivo do surgimento do Comitê Rodrigo Neto, que merece todo o nosso respeito e reconhecimento, para que a história não se repita e não seja esquecida, jamais”, destacou Marcos da Luz na comenda.
Ele lembrou também que o grupo criou um selo, utilizado nos canais de comunicação apoiadores da causa, fazendo uma contagem progressiva do tempo gasto para apurar o caso. Uma camiseta com a foto de Rodrigo também foi produzida para fortalecer a imagem da campanha.
Dando sequência ao trabalho, em prol da memória viva de Rodrigo Neto e das causas pela qual lutava, o "Comitê Rodrigo Neto" participou no dia 09 de setembro de 2015 de uma Audiência Pública na Assembleia de Minas justamente para debater a ocorrência de agressões a jornalistas no exercício da profissão. Na oportunidade, foi lançado o minidocumentário “Impunidade mata”, que conta a história do jornalista Rodrigo Neto.

AMEAÇAS
Ex-repórter do Diário do Aço, coapresentador do programa Plantão Policial, da “Rádio Vanguarda”, e contratado pelo “Jornal Vale do Aço”, Rodrigo Neto já tinha denunciado ao Ministério Público, Comissão de Direitos Humanos da ALMG e informado a amigos que recebia ameaças de morte em razão da apuração jornalística de casos sem esclarecimentos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com