Cultura

Comida di Buteco começa dia 15 de abril

IPATINGA –  Criado em 2000 com a missão de transformar vidas através da Cozinha de Raiz – “Buteco” Extensão de sua casa, o maior concurso gastronômico do país, no ano passado, conquistou as cinco regiões do Brasil, sendo, legitimamente, reconhecido como nacional.

Todas as culturas têm ícones que expressam alguns dos valores das suas respectivas sociedades: o bistrô na França, o pub inglês, as cantinas italianas, os izakayas japoneses e os bodegones argentinos, dentre outros. No Brasil, o “Buteco” é um ícone da nossa cultura por ser o cenário de integração das semelhanças e diferenças culinárias, sociais e artísticas, tendo valores muito relevantes ao brasileiro no seu DNA: a democracia, a miscigenação, a alegria, a proximidade.

Este ano, são 500 butecos de norte a sul do país numa edição onde o tema para criação do tira-gosto é livre. Com a chamada “Visite, vote, eleja”, simples e direta, o concurso convoca butequeiros do país inteiro para a missão de eleger o melhor buteco de sua cidade. E essa missão agora ganha um peso muito maior.

A grande novidade

A partir dessa edição o Comida di Buteco elegerá O MELHOR BUTECO DO BRASIL! No período do concurso, público e jurados das cidades visitarão e darão suas notas, premiando o melhor da cidade. Em junho, uma comissão de jurados escolhida especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões para eleger o melhor dos melhores. Cada buteco vai receber três jurados, um da própria cidade e dois de outras cidades. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados, e eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa.

A dinâmica do concurso

Não é Festival, é concurso. Cada participante cria um tira-gosto para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos, provar e votar. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10, O PETISCO (que leva 70% da nota) a HIGIENE, O ATENDIMENTO E A TEMPERATURA DA BEBIDA. O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 20 cidades e também do 1º Campeão Nacional.

No dia 08 de abril haverá a divulgação dos bares participantes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com