Cidades

Comércio fecha no sábado e reabre na quarta-feira de cinzas

Facundes lembra que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a terça-feira de Carnaval não é feriado (Crédito: Emmanuel Franco)

FABRICIANO – Compensando as horas extras trabalhadas no Natal, comerciários de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo terão folga na terça-feira (dia 4) de Carnaval e trabalharão em meio expediente na Quarta-feira de Cinzas.

No sábado (1º), o comércio das três cidades estará aberto normalmente, podendo ser usada a mão-de-obra dos funcionários por até quatro horas – a maioria dos lojistas opta por abrir as portas das 9h às 13h. Já supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis funcionam normalmente neste Carnaval, com exceção de segunda-feira (3), Dia do Comerciário, quando todo o comércio do Vale do Aço estará fechado, inclusive as lojas do Shopping do Vale do Aço.

ESCALAS
Em Ipatinga, as empresas dividirão seus empregados em turmas A e B, obedecendo às escalas previamente estabelecidas: metade dos funcionários também folgará na Quarta-feira de Cinzas. Os que vão trabalhar cumprem expediente das 13h às 19h. Em Fabriciano e Timóteo não há sistema de revezamento e todos voltam ao trabalho no dia 5, das 14h às 18h.

“Ao contrário do que muita gente imagina, os dias de terça-feira de Carnaval e de Quarta-feira de Cinzas não são feriados. Portanto, supermercados, açougues e os outros estabelecimentos dos segmento funcionarão normalmente nesses dois dias, já que não houve negociação com os sindicatos laborais”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio.

FERIADO
Nos termos das Leis nº 9.093/1995 e 9.335/1996, somente são feriados nacionais, civis e religiosos aqueles declarados pela legislação, ficando a critério dos municípios e estados instituir ou não os dias do Carnaval como feriados. “O comércio só não vai abrir normalmente na terça e na quarta-feira de Carnaval porque serão compensadas as horas extras trabalhadas no Natal, momento em que precisávamos funcionar em expediente estendido para garantir o sucesso nas vendas e, consequentemente, a sobrevivência de nossas empresas”, reforça José Maria Facundes.

SHOPPING

No domingo de Carnaval, as lojas do Shopping do Vale do Aço abrem de 12h às 18h, enquanto a Praça de Alimentação funciona de 11h às 22h. Na segunda-feira, as lojas estarão fechadas e a Praça de Alimentação volta a funcionar de 11h às 22h. Na terça-feira, dia 4, as lojas abrem às 10h e fecham às 22h, mesmo horário de funcionamento da Praça de Alimentação. Já na Quarta-feira de Cinzas as lojas abrem de 12h às 22h, enquanto a Praça de Alimentação começa a funcionar uma hora mais cedo e também fecha às 22h. Em todos os dias o funcionamento do cinema será normal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com