Cultura

Coleção de Vanuza Bárbara com novo destaque em Paraty

IPATINGA – Pelo segundo ano consecutivo a estilista e artista plástica ipatinguense Vanuza Bárbara foi premiada no Paraty Eco Festival – Categoria Profissional, encerrado na última semana em Paraty, no Rio de Janeiro. Este ano, Vanuza levou para o evento sua nova coleção As Melindrosas, inspirada na obra do chargista e ilustrador José Carlos de Brito e Cunha, e apresentada recentemente ao público do Vale do Aço em exposições no Centro Cultural Usiminas e Fundação Aperam Acesita.

As roupas dessa coleção celebram a arte trabalhada em peças leves e soltas, com um ar feminino e que dão muita liberdade de escolha às mulheres. A beleza das criações, a inspiração e o foco na sustentabilidade conferiram à artista mineira Vanuza Bárbara um novo destaque no Paraty Eco Festival. No ano passado, ela havia sido premiada com coleção Carne Seca e a banca julgadora, formada pelos estilistas Lilyan Berlim, Pedro Ruffier e Roberto Meireles, destacou a estilista pela autoralidade, originalidade e criatividade, premiando-a com uma bolsa de estudos no Instituto Rio Moda.

O festival de 2014 contou com grandes nomes da moda e a sustentabilidade era o grande foco, visando discutir o uso de materiais sustentáveis no artesanato, moda e design. A mostra deste ano teve 64 projetos inscritos de todo o Brasil, e destes foram selecionados 30, entre eles As Melindrosas.

Seleção
Os critérios para premiação exigidos pela comissão avaliadora do Paraty Eco Festival para a categoria Profissional foram essência e objetivos da iniciativa, processo e produção, usabilidade do produto, potencial do impacto econômico e retorno comercial, uso de materiais recicláveis ou de manejo sustentável e direcionamento ao descarte correto por parte do consumidor, entre outros.

Vanuza Bárbara foi novamente premiada com um curso no Instituto Rio Moda, a ser realizado no próximo ano, e seu trabalho também fará parte do catálogo 2014 do Paraty Eco Festival.

Parcerias
As peças da coleção da estilista são produzidas com retalhos da Provest Uniformes e sobras de produção industrial – um trabalho com foco na sustentabilidade, marca presente nas criações da artista. Para dar vida ao projeto, Vanuza Bárbara trabalha com o Grupo de Bordadeiras Fazendo Arte, do bairro Bom Jardim, de Ipatinga, formado por cerca de 30 mulheres que fazem os bordados utilizados nas peças criadas pela estilista.

O projeto As Melindrosas é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Patrocinado pela Provest Uniformes e Help Car Plataformas, conta com o apoio da Fiemg, Patty Publicidade, Brasart e Instituto Cultural Usiminas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com