Cidades

Cobrança do uso da água financia ETE da Copasa

(Crédito: Fundação Relictos)

DA REDAÇÃO –  O empreendimento da ETE do Sistema Integrado de Esgoto de Timóteo e Coronel Fabriciano (Copasa), com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, ficou em primeiro lugar no processo seletivo do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas – Prodes, exercício 2014, alcançando uma pontuação total de 73,3 pontos.

Com o o apoio do CBH Piracicaba foram destinados R$ 1,4 milhão oriundos da cobrança pelo uso da água na bacia, para a compra de esgoto tratado da ETE da Copasa, a ser construída no município de Timóteo.

Os recursos do Comitê do rio Piracicaba somados aos da ANA serão repassados à Copasa tão logo a ETE entre em funcionamento e comprove a redução da carga de matéria orgânica lançada no rio Piracicaba.

O Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas foi criado pela Agência Nacional de Águas – ANA – em março de 2001. Também conhecido como “programa de compra de esgoto tratado”, é uma iniciativa inovadora: não financia obras ou equipamentos, paga pelos resultados alcançados, ou seja, pelo esgoto efetivamente tratado.

O Prodes consiste na concessão de estímulo financeiro pela União, na forma de pagamento pelo esgoto tratado, a prestadores de serviço de saneamento que investirem na implantação e operação de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), desde que cumpridas as condições previstas em contrato.

Menos de 20% do esgoto urbano recebe algum tipo de tratamento, o restante é lançado nos corpos d’água “in natura”, colocando em risco a saúde do ecossistema e da população local. O incremento da carga orgânica poluidora nos corpos d’água leva à escassez de água com boa qualidade, fato já verificado em algumas regiões do país. No período de 2001 até 2011 foram contratadas 55 ETEs, envolvendo um valor total de R$ 200,18 milhões.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com