Cultura

Circuito Usiminas de Cultura chega a Ipatinga

IPATINGA – O Circuito Usiminas de Cultura chega a Ipatinga com uma programação que reúne teatro, música, exposição, oficinas e cinema. As atividades, realizadas de 25 a 29 de setembro, contemplam todas as idades e se espalharão por praças, parques e no Centro Cultural Usiminas.

“O Circuito Usiminas de Cultura, nesta quinta edição, vem reafirmar o compromisso da empresa de proporcionar às comunidades em que atua o acesso à cultura em suas diversas formas, com foco na formação e no desenvolvimento dos cidadãos”, explica Mariana Martins, diretora do Instituto Cultural Usiminas.

O Parque Ipanema recebe o primeiro dia de programação (25), com o espetáculo de marionetes “Seu Geraldo Voz e Violão”, do Pigmalião Escultura que Mexe, às 9h e 14h. Na história, um simpático e irreverente violeiro passa a vida a viajar levando seus cantos e histórias a diferentes plateias. Já o Grupo de Teatro Giramundo apresenta a versão para bonecos da peça musical “Pedro e o Lobo”, do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953), no Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 9:00h e 14:00h.

Ainda durante o dia, as irreverentes Bira e Bedé prometem alterar a rotina da Praça Primeiro de Maio com muitos “causos” e brincadeiras. A exibição do filme “Universidade Monstro” (Praça das Mães, às 19:00h) e o Grupo Giramundo de Teatro com “O Carnaval dos Animais” (Jardim Externos do Centro Cultural Usiminas, às 19h30min) completam as atividades do dia.

VIOLA BASIL

O dia 26/09 será marcado por mais espetáculos e uma grade de shows para todos os gostos. A Cia Fiorini apresenta “Cordel de Papel”, às 9:00h e 14:00h, no Parque Ipanema. As crianças irão se divertir com o embate entre frangos e perus, em meio à visita de um famoso ator de televisão e uma ameaça de bomba, que movimentam Galinópolis em “O Mistério da Bomba H”, do Grupo Oriundo de Teatro.

As apresentações serão às 9:00h e 14:00h, no Parque Ipanema, que também recebe Bira e Bedé, do Grupo Pigmalião Escultura que Mexe, às 18:00h. A partir das 19:00h, a magia do cinema invade a Praça Waldomiro Serafim da Costa (Praça do Bom Jardim), com a exibição de “Rio”. A mistura de estilos chega nos shows de Chico Lobo com o “Projeto Viola Brasil”, às 19:30h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, e Gabriel Sater, com “Latino Americano”, às 21h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas.

Variedades de ritmos, que vão do chamamé ao choro, do tango as guarânias, das valsas às polcas paraguaias, de baladas a temas mais modernos, com traços harmônicos sofisticados da bossa nova, clube da esquina e do jazz, integram o repertório de Gabriel, que marca o encerramento de mais um dia.

DANÇA BRASIL
Já no fim de semana (27/09), todo o colorido e alegria do Grupo Sarandeiros tomam conta do Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, às 11h, com o espetáculo “Dança Brasil!”. Já no Parque Ipanema, o Grupo Farroupilha apresenta “Borbulhinhas barulhentas”, às 9:00h; Casa Laboratório com “O menino da cabeça de papelão”, às 10h30, e mais Sarandeiros, às 16h. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana chega com clássicos da música brasileira em um show alegre e dançante, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, às 20:00h.


A peça “O menino da cabeça de papelão”, do grupo Casa Laboratório, será apresentada no domingo, às
10:30h, no Parque Ipanema (Crédito Rodrigo Zeferino)

Teoria, prática e diversão
O Circuito Usiminas de Cultura oferece oficinas gratuitas, que buscam uma aproximação do público com as artes por meio da prática. O universo da cenografia será abordado na “Cenografia hoje: reflexões e experimentos”, com o JC Serroni. De 25 a 29 de setembro, os participantes terão conceitos básicos de projetos cenográficos, princípios da cenografia, noções de iluminação de espaços cênicos, dentre outros. Serão oferecidas 20 vagas.

Já a Cia Fiori traz a magia do circo com a “Oficina Recreativa de Vivências em Artes Cênicas”, no dia 27 de setembro. Os participantes irão conhecer diferentes modalidades circenses, através da superação de limites e aprimoramento de habilidades como equilíbrio. Já as crianças se divertirão com tatuagens temporárias e atividades como balanço e rodopio. Serão oferecidas 40 vagas.

O “Varal Fotográfico”, da Cinear, de 25 a 29/09 (jardim externo do Centro Cultural Usiminas), estimula uma viagem pelo tempo, por meio de imagens que resgatam a história de Ipatinga, em uma exposição ao ar livre. As imagens foram coletadas com moradores locais. A ideia é mostrar os diferentes olhares de moradores e visitantes sobre suas cidades no passado.

O Circuito Usiminas de Cultura é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pela POP Produções Artísticas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga.

SERVIÇO
Circuito Usiminas de Cultura
Período: de 25 a 29 de setembro de 2014

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com