Cultura

Cinedocumenta vai refletir sobre guerra e paz no mundo

Éderson Caldas, durante a abertura da 8ª edição da Cinedocumenta       (Crédito: Ricardo Alves/Grão Fotografia)

IPATINGA – A equipe de produção da Cinedocumenta – Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga, já está se reunindo para discutir a edição 2013 do evento, que terá como tema “O cinema da paz em tempo de guerra”. Éderson Caldas, coordenador geral da Cinedocumenta, adiantou alguns detalhes. “Vamos discutir como a sétima arte retrata, representa ou reflete a Paz e a Guerra no mundo contemporâneo. Uma das trincheiras desse debate será a internet. Via Facebook, faremos um concurso de vídeos, de no máximo cinco minutos. Os trabalhos serão selecionados a partir dos seguintes critérios: vídeos que apresentem uma visão crítica a todas estéticas que transformam a violência em espetáculo midiático e vídeos que mostrem exemplos concretos de cidadãos, da sociedade civil, de órgãos do Estado ou de instituições internacionais que apontem caminhos e soluções concretas para a superação de conflitos e a construção da Paz”.

O concurso terá a curadoria de Ivana Bentes, ensaísta, professora e pesquisadora acadêmica brasileira, atuante na área de comunicação e cultura, com ênfase nas questões relativas ao papel da comunicação, da produção audiovisual e das novas tecnologias na cultura contemporânea.
Éderson sempre esteve à frente do evento em todas as suas edições, primando pela estrutura de produção, comunicação e programas educativos, com foco na formação de público e produtores de cinema. “A Mostra já rendeu frutos como o curta Passagem, de João André Grossi”, comenta o produtor, que esteve reunido no Tuffik Delícias Árabes, um dos patrocinadores do evento, juntamente com o cineasta, historiador e jornalista, Sávio Tarso; a produtora cultural e historiadora, Leila Cunha; Lu Profiro, Consuelo Barbosa, Goretti Zeferino e Cláudia Nunes.
A Cinedocumenta tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com