Cidades

Chuvas causam transtornos em Ipatinga

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Infrater trabalham desde a madrugada para sanar as ocorrências no município

IPATINGA – O município de Ipatinga e todo o Vale do Aço permanecem em estado de alerta e com equipes de plantão mobilizadas em função da frente fria estacionada no Estado e que, na região, ocasiona fortes chuvas e rajadas de vento neste fim de semana. Na madrugada deste sábado (6), a Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), foi acionada para atender pelo menos 15 ocorrências de queda de árvores, em diversas regiões da cidade.

Os locais que registraram maior número de ocorrências e chamados emergenciais foram os bairros Bethânia, Canaãzinho e Canaã, onde se concentrou o mais alto volume de precipitação pluviométrica.

Agentes da Defesa Civil, militares do Batalhão de Bombeiros e servidores da Infrater foram acionados desde as primeiras horas da madrugada para realizar desobstruções de vias e atuar em outras frentes diante dos problemas ocorridos.

De acordo com informações da Defesa Civil municipal, não ocorreram inundações com grandes proporções, apesar da cabeceira do ribeirão Ipanema apresentar nível de água elevado durante a madrugada. Em nova averiguação, pela manhã, verificou-se a normalização.

O volume de precipitação da madrugada deste sábado foi altíssimo: no espaço de apenas 45 minutos, choveu 105mm. Conforme classificação da meteorologia, a chuva é considerada fraca quando a intensidade é menor do que 5,0 mm/h. Entre 5,0 e 25 mm/h, a precipitação é moderada. O volume de água compreendido entre 25,1 e 50 mm/h é chuva forte. Maior do que 50,0 mm/h, a chuva é muito forte, e este foi o caso de Ipatinga.

De acordo com as previsões meteorológicas, o domingo (7), assim como a segunda-feira (8), continuam com tempo chuvoso durante o dia e a noite. A Defesa Civil Estadual lançou advertência para chuvas de 150mm no período compreendido entre 12h de 5/2, última sexta-feira, e 12h de 8/2, próxima segunda-feira.

DICAS DE PREVENÇÃO

A Prefeitura de Ipatinga, além de manter de prontidão as equipes de Defesa Civil, para atuar assim que acionadas, faz um alerta à população em relação aos riscos do acúmulo de lixos. Potencial criadouro do mosquito transmissor da dengue e outros vetores, o lixo colocado ou descartado em lugares impróprios e sujeito a ser deslocado pela enxurrada pode comprometer o escoamento da água da chuva, entupindo bueiros e causando alagamentos. A remoção e limpeza dos entulhos dos quintais evita acúmulo de água e também melhora o escoamento durante a chuva, minimizando as possibilidades de produção de larvas de Aedes aegypti. Outra recomendação é que os lixos só sejam colocados nas vias públicas em dias que os caminhões de recolhimento estão programados para a localidade.

ALERTAS METEOROLÓGICOS

A Defesa Civil de Minas Gerais criou um serviço de alertas meteorológicos pelo celular que é válido para todo o Estado. Para participar, a pessoa deve enviar um SMS com o CEP de onde mora – ou do local de interesse – para o número 40199. A partir do cadastro, os avisos de chuva e outros riscos chegam por mensagem. Em Ipatinga, a Defesa Civil atende pelos telefones 199 e 3829-8475.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com