Cidades

Chuva intensa interdita BR-381 e deixa Vale do Aço em alerta

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal de Timóteo emitiu nota sobre a interdição de trecho da BR-381 que paralisou o tráego no trecho. As fortes chuvas também causaram o desmoronamento de uma casa no bairro São Cristóvão. As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) são de que as chuvas prossigam na região até a próxima segunda-feira.

Sobre a queda de uma rocha e de barreira no Distrito de Cachoeira do Vale, a PMT informa que deslocou equipes da Secretaria de Obras para o local onde foram adotadas as seguintes medidas: o trecho da BR-381 próximo a entrada do bairro Petrópolis foi sinalizado e está totalmente interditado; para quem precisa se deslocar para BH o caminho indicado é pelo anel rodoviário a partir de Coronel Fabriciano; o deslocamento para o bairro Petropólis deve ser feito pelo bairro Novo Tempo. Uma equipe técnica do DNIT está a caminho do local paa avaliar a extensão do problema, haja vista que existem muitas pedras soltas e uma grande quantidade de barro. O prefeito já fez contato no DNIT, Defesa Civil Estadual e o governo federal sobre a situação. Não existe risco para os moradores e para as residências localizadas nas proximidades. Importante destacar que a grande quantidade de pedras sobre a via e a remoção sem um estudo prévio pode causar novos deslizamentos, por isso a importância de uma avaliação técnica por geólogos do DNIT para a tomada de decisão sobre os procedimentos a serem adotados.

CASA CAI

A PMT inorma que em virtude da forte chuva que caiu na madrugada desta quinta-feira (11) uma residencia localizada na rua São Paulo, 1041, bairro São Cristóvão desmoronou. felizmente, a família conseguiu sair a tempo e não houve registro de feridos. A família foi abrigada na casa de parentes no bairro Alvorada e está recebendo apoio da equipe do CAS. Em virtude do grande número de ocorrências, a Defesa Civil está se deslocando para o local para avaliar a extensão dos danos.

IPATINGA

A Defesa Civil de Ipatinga alerta que há previsão de muita chuva para o Vale do Aço nos próximos dias.

A precipitação das últimas 12 horas foi de 96mm de volume de água.

“Em Ipatinga, a Defesa Civil já se encontra nas ruas desde a madrugada, monitoramento as áreas de risco, os rios e ribeirão que cortam a cidade. Até o momento, não foram registradas ocorrências. Informamos que a prefeitura está atenta às demandas e pronta para agir, se necessário”, diz nota da PMI.

Defesa Civil de Fabriciano mantém alerta para chuvas

A Defesa Civil de Fabriciano mantém o alerta para fortes chuvas previstas para os próximos dias. De hoje até domingo, 14/11, a meteorologia prevê precipitação de 170 mm (milímetros) no município. Nas últimas 24 horas, choveu cerca de 50 mm, e o órgão já havia emitido o alerta.

A Defesa Civil segue contabilizando as ocorrências no município; mas até o momento há registros apenas de danos materiais e sem gravidade, tais como deslizamentos, quedas de barreiras e árvores, todas sem vítimas. Os leitos do córrego Caladão e rio Piracicaba também estão sendo monitorados, mas não há registros de pontos de alagamento na cidade.

A Defesa Civil destaca ainda o trabalho preventivo, realizado junto ao Corpo de Bombeiros, que envolve desde o monitoramento à mitigação de danos, passando pela orientação das famílias que residem em áreas de risco.

O trabalho conta ainda com o suporte das equipes da Secretaria de Governança de Assistência Social de apoio, orientação e proteção das famílias de áreas que oferecem eventual risco. A ação é preventiva e visa justamente garantir a segurança da vida humana.

Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil, pelo 199 e 3406-7352.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com