Cidades

Centro de Biodiversidade da Usipa recebeu doação de ninhos

IPATINGA – Mesmo com a visitação fechada ao público, o Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) continua com suas atividades diárias em pleno funcionamento, realizando o acolhimento e tratamento de diversos animais da nossa fauna. Para isso, conta também com a ajuda de voluntários, que doam tempo e materiais necessários para o desenvolvimento do trabalho feito pelos profissionais da área. 

 É o caso do Roberto Cláudio Lúcio, morador de Ipatinga e voluntário do Cebus. Militar da reserva e ex-atleta do atletismo da Usipa, Roberto tem como hobby a marcenaria. Em seus momentos de lazer, produziu, em casa  diversas caixas de madeira reutilizada, que servem de ninho para aves atendidas pela equipe do Cebus.

“Eu sempre fui apaixonado com a natureza, especialmente as aves. Quando soube pela minha filha, que também é voluntária lá, que estavam precisando de novos ninhos, corri para minha oficina. Tenho muita madeira de reuso e pensei na melhor forma de ajudar. Me sensibiliza muito a causa animal e fico grato por poder  fazer um pouco para melhorar a situação deles”, disse o voluntário.

Ainda segundo Roberto, “é uma contribuição mútua. A gente faz o bem para a natureza e ela devolve, de diversas formas, o bem que recebe. A sociedade tem que prestar mais atenção e contribuir mais. Tem muita oportunidade de ajuda no Cebus e, com um pouco de cada um, podemos melhorar a qualidade de vida dos animais atendidos”.

Para o médico-veterinário e responsável técnico pelo Cebus, Lélio Costa e Silva, “ser voluntario não é só comparecer ao Cebus e alimentar os animais. Envolve muito mais trabalho e dedicação. Acionar os órgãos ambientais ao encontrar um animal em risco, não manter animais silvestres em cativeiro irregular, manter lixeiras tampadas e longe do acesso de animais silvestres, não jogar lixo nas ruas, tudo isso são ações que ajudam a reduzir o risco de um animal necessitar de assistência no CEBUS. Basta ter boa vontade e amor à causa”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com