Cultura

Centro Cultural expõe Carlos Bracher até dia 12

Créditos: Rodrigo Zeferino


IPATINGA
– O público de Ipatinga e região tem até o próximo sábado (12), para visitar a Exposição “Bracher – Pintura e Permanência” no Centro Cultural Usiminas. A mostra, que está em cartaz desde o dia 16 de outubro, é comemorativa aos 53 anos da Usiminas e aos 58 anos de carreira do artista mineiro Carlos Bracher, foi escolhida pela Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA) com o Prêmio Destaque – Melhor Exposição de 2014.

São cerca de 60 obras em uma retrospectiva da carreira do artista, incluindo pinturas, desenhos, livros, catálogos, fotos, objetos pessoais e poemas de sua autoria, além do espaço multimídia e cenografia. “Bracher – Pintura e Permanência” é uma realização do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Usiminas, co-patrocínio da CBMM, BDMG, e BRASILCAP, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; apoio Centro Cultural Banco do Brasil. A curadoria é de Olívio Tavares de Araújo, em parceria com o próprio pintor.

VISITAÇÃO

Até o momento um público de mais de 2.500 pessoas de oito cidades passou pelo Centro Cultural Usiminas. Várias entidades e escolas da região agendaram visitas guiadas à mostra, dentre elas, uma turma de estudantes deficientes visuais. A exposição também recebeu a visita do bispo-emérito da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, Dom Lélis Lara, personalidade ilustre do Vale do Aço. Homenageado na abertura, Dom Lélis teve seu retrato pintado por Carlos Bracher em uma performance ao vivo. Seu quadro também está exposto no local.

Durante a Exposição “Bracher – Pintura e Permanência” o Instituto Cultural Usiminas, por meio da sua área de Ação Educativa, também realizou o projeto “Visitas Guiadas às Exposições de Arte”. Cerca de 700 pessoas fizeram o agendamento e participaram dessa iniciativa. As visitas são guiadas pelos mediadores da Ação Educativa que buscam, através do diálogo, relacionar os temas das exposições com a vida dos participantes. A cada visita, os participantes também puderam vivenciar um pouco da experiência de ser um artista e fazer um autoretrato.

ATRAÇÕES

Entre as atrações da mostra o público pode conferir a Sala Interativa “Experiência Bracher”. Criado especialmente para a exposição, um programa de computador capta os movimentos do público e, em seguida, os reproduz em um telão branco em forma de pinceladas, que foram elaboradas a partir de vetorização de gestos e cores do próprio Bracher e gravadas previamente.

O som da própria voz do artista, com textos de sua autoria, contribui para a imersão do visitante em seu universo de pintura e poesia. A Sala Interativa foi escolhida como um dos três melhores projetos que serão apresentados durante a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, a ser realizada ainda neste ano no Rio de Janeiro. Uma reprodução da sala será montada dentro da Bienal para visitação.

INTERATIVO

“Bracher – Pintura e Permanência” também revela um pouco da intimidade do artista em ambientes interativos que permitem a entrada dos visitantes: a reprodução do ateliê de Ouro Preto e do Castelinho dos Bracher, em Juiz de Fora, onde o artista passou a infância e a juventude. Os dois espaços são compostos por diversos objetos originais: móveis, desenhos, livros, fotos, discos, tintas, pincéis, cavalete, entre outros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com