Cultura

Cenibra sedia encontro de Grupo para a conservação do mutum

Há mais de 20 anos, a Cenibra desenvolve o pioneiro Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção: o Projeto Mutum

BELO ORIENTE – No período de 12 a 16 de agosto, na Casa de Hóspedes da Cenibra, será realizada a reunião do Grupo Assessor do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Mutum-do-Sudeste. Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres (CEMAVE), o evento terá como objetivos o monitoramento das ações do Plano Nacional, a consolidação dos protocolos do Programa de Cativeiro do Mutum-do-Sudeste e a seleção de localidades para revigoramento e reintrodução da espécie.

Além do ICMBio e CEMAVE, estarão presentes na reunião representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Cenibra, CRAX Brasil, CRAX Internacional, VALE, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Instituto Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA), Reserva Ecológica de Guapiaçú (REGUA), Criadouro Científico Pontões e Instituto Ave é Vida.

O PAN
A elaboração do PAN Mutum-do-Sudeste, a partir de workshop realizado em Brasília/DF, em 2004, resultou no primeiro plano de ação para a conservação de uma espécie ameaçada de extinção no Brasil, constando na primeira edição da “Série Espécies Ameaçadas” do IBAMA.

Em agosto de 2012, o Instituto Chico Mendes coordenou a primeira Oficina de Monitoria do PAN Mutum-do-Sudeste na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó/SP, com a presença de 13 instituições. O objetivo da reunião foi acompanhar a execução do planejamento elaborado em 2004 e reprogramar ações visando o alcance dos objetivos do Plano e consequentemente à conservação da espécie.

MUTUM

Há mais de 20 anos, a Cenibra desenvolve, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Macedônia, o pioneiro Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção: o Projeto Mutum. O trabalho é realizado por meio de um acordo de cooperação técnico-científica entre a Cenibra e a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), entidade não governamental sediada em Contagem (MG). O projeto já possibilitou a soltura do mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), do macuco (Tinamus solitarius), da capoeira (Odontophorus capueira), do jaó (Crytpturellus n. noctivagus), do inhambuaçu (Crytpturellus obsoletus), do jacuaçu (Penelope obscura) e da jacutinga (Pipile jacutinga).

O país possui mais de 900 RPPNs, sendo 217 em Minas Gerais. São espaços fundamentais para a realização de atividades de cunho científico, educacional e cultural. A RPPN Fazenda Macedônia é um referencial da CENIBRA e das comunidades da região, com relação à preservação do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com