Cultura

Cenibra reintroduz 15 casais de aves nativas

BELO ORIENTE – A Cenibra, por meio do Projeto Mutum, realizou este mês a reintrodução de 15 casais de mutuns na RPPN Fazenda Macedônia. As espécies reintroduzidas são monitoradas periodicamente na área de soltura e arredores, de modo a obterem-se dados relativos à adaptação, dispersão, reprodução, predação e quantificação de indivíduos.

Desde 1990 a empresa desenvolve na RPPN Fazenda Macedônia o pioneiro Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção: o PROJETO MUTUM. O trabalho é realizado por meio de um acordo de cooperação técnica e científica entre a Empresa e a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), entidade não governamental sediada em Contagem (MG).

O acordo prevê a reintrodução de espécies de aves silvestres ameaçadas de extinção em seu habitat natural. Trata-se de um trabalho inovador tanto no Brasil quanto no exterior, já que contempla não só a proteção ou criação em cativeiro de animais ameaçados, mas também a sua recondução ao ambiente de origem. A base do trabalho da CRAX está no seu Centro de Pesquisas localizado em Contagem – MG, onde é feita a preparação e o manejo adequado, de forma a proporcionar à ave maior facilidade de readaptação ao habitat natural, até seguirem para a Fazenda Maced ônia, onde são reintroduzidas.

O projeto já possibilitou a soltura do Mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), do Macuco (Tinamus solitarius), da Capoeira (Odontophorus capueira), do Jaó (Crypturellus n. noctivagus), do Inhambuaçú (Crypturellus obsoletus), do Jacuaçú (Penelope obscura bronzina) e da Jacutinga (Aburria jacutinga).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com