Cidades

Cenibra destaca importância de florestas plantadas

BELO ORIENTE – Ser sustentável significa, resumidamente, gerar benefícios para a sociedade hoje e sempre. Principalmente, neste momento em que uma pandemia global vem tirando a vida de milhares de pessoas e afetando a economia em inúmeros setores. Alguns negócios, mais do que nunca, devem ser indispensáveis para a sociedade.

O setor de florestas plantadas se caracteriza como indispensável para a cadeia produtiva da celulose neste momento da pandemia da Covid-19, de forma emergencial e de longo prazo.

De forma emergencial, as fábricas de celulose fornecem uma matéria-prima intrinsecamente ligada à saúde e fundamental nesse momento. A celulose é base para a produção de papeis higiênicos, lenços, máscaras de proteção respiratória, embalagens de remédios, cápsulas de medicamentos, tecidos, embalagens de alimentos. Portanto, a produção de celulose garante o abastecimento das cadeias produtivas que fornecem estes produtos para as instituições de saúde e sociedade em geral.

No plano operacional, a CENIBRA tem atuado fortemente na prevenção à pandemia, junto ao público interno e externo, seguindo integralmente as orientações dos organismos de saúde e das autoridades públicas. Por isso, a Empresa trabalha para não deixar faltar insumos para a fabricação de produtos que, uma vez em falta, podem comprometer a qualidade de vida da população.

Num contexto de longo prazo, há evidências de que pandemias podem estar associadas a desequilíbrios ambientais. Isso pode ocorrer porque o rompimento do equilíbrio ecossistêmico provocado por desmatamentos e poluição, por exemplo, expõe as espécies da fauna e da flora a condições de vulnerabilidade que acarretam o adoecimento dessas espécies, o que proporciona o desenvolvimento e a propagação de organismos patógenos.

Adicionalmente, com os habitats naturais reduzidos ou deteriorados, passam a ser maiores as possibilidades de que as espécies em condições de vulnerabilidade façam contato com as populações humanas, aumentando os riscos de contágios.

Como forma de evitar que ocorram rompimentos de equilíbrio ecossistêmico, é fundamental a manutenção de áreas com vegetação nativa em condições de proporcionar vida saudável a todas as espécies. Esse desejável equilíbrio ocorre porque as espécies se autorregulam quando as condições de vida são favoráveis.

Uma realidade praticada pelo setor de florestas plantadas no Brasil é a manutenção de extensas áreas com vegetação nativa. A CENIBRA mantém remanescentes de Mata Atlântica em excelente estado de conservação, dando condições adequadas para o estabelecimento de um amplo espectro de biodiversidade. Estas áreas preservadas são destinadas exclusivamente à conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, totalizam 105 mil hectares e equivalem a 40% da área total da CENIBRA.

A natureza de distribuição espacial desses remanescentes, amplamente conectados entre si, possibilitam a interação entre as populações silvestres e a formação de metapopulações num contexto de paisagem regional. Essa condição, além de beneficiar o equilíbrio dos cultivos realizados nas áreas adjacentes, irradiam benefícios para toda a vizinhança.

Como exemplo desses benefícios, tem-se a polinização das culturas agrícolas, o controle natural de pragas e doenças na agricultura e pecuária, o controle natural de vetores de doenças que afetam as pessoas, captura e estocagem de CO², contribuição para estabilidade do clima, proteção de mananciais hídricos, dentre outros.

Essas condições caracterizam o setor de florestas plantadas como essencial nesse contexto de pandemia global. Suas contribuições vão além de apenas produzir bens de consumo para a sociedade: elas geram condições para enfretamento de desafios críticos da humanidade, tanto hoje quanto no futuro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com