Cidades

Cemig orienta sobre economia no verão

(DA REDAÇÃO) – No verão, o uso de ventiladores e ar-condicionado é sempre maior devido ao aumento da temperatura, mas com hábitos simples, as contas de energia não irão pesar no bolso. Segundo o Engenheiro de Comercialização de Energia, Valter Hugo Vieira Faria, adotar atitudes simples no dia-a-dia pode auxiliar na redução do consumo. De acordo com ele, é sempre bom verificar o estado da borracha de vedação de refrigeradores, já que se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão gastar mais energia para resfriar os alimentos. Os chuveiros elétricos também não precisam ser usados com altas temperaturas na estação do calor, o ideal é tomar banho frio ou colocá-los na posição verão. “Apenas com esta mudança, a redução do consumo de energia pode chegar a 30%”, afirma.

DICAS
Outra dica importante é ligar o ar-condicionado só na hora de dormir e desligá-lo de madrugada quando o quarto já estiver resfriado. Esta pequena mudança de hábito garante mais economia de energia elétrica.
Confira algumas dicas para economizar energia:
• Reduzir termostatos. Seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduzir 1 grau no termostato pode representar uma economia de até 5% da sua conta.
• Desligar quando não estiver em uso. Equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand-by, mas os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão ligados na tomada – levando a até 35% de desperdício. Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, a TV e o DVD, e mesmo o seu computador em uma régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirar fisicamente da tomada.

ILUMINAÇÃO
• Evite acender lâmpadas durante o dia, aproveitando ao máximo a iluminação natural.
• Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas duram mais e gastam menos energia.
• Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

GELADEIRA
• Evite abrir a geladeira frequentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.
• Não guarde alimentos ainda quentes.
• Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira.
• Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.

TOMADAS E FIOS
• Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.
• Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.

CELULARES E CÂMERAS
• Nunca deixe seu aparelho “dormir” carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

COMPUTADORES
• Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia.
• Um computador ligado durante uma hora/dia consome em média 5,0 kWh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta hora será de 60 kWh.
• Não deixe os acessórios do computador (impressora, estabilizador, etc.) ligados sem necessidade.
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios ou solicitar serviços e informações da Cemig, consulte o site: www.cemig.com.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com