Cidades

Cecília resgata obras do Habitar Brasil/BID no Bethânia

IPATINGA – Um programa de intervenções urbanas, que transformou as condições de vida de milhares de moradores da região denominada “aglomerado Bethânia”, foi resgatado pela prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, depois de quase 10 anos. Os investimentos são da ordem de R$ 1,5 milhão e estão garantidos pelo Ministério das Cidades. O valor faz parte do montante aprovado para execução das obras no município ainda em 2004, e que não foi executado em governos anteriores por falta de aprovação de projetos técnicos junto à Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades, para utilização dos recursos conveniados.

Trata-se do Habitar Brasil, que conta com recursos do governo federal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para realização do programa de urbanização de assentamentos precários, educação ambiental, regularização fundiária e construção de casas e equipamentos comunitários. O plano foi iniciado e teve boa parte concluída no último governo do prefeito Chico Ferramenta, entre 2001 e 2004, quando cerca de 1.200 famílias foram beneficiadas.

Na época, a execução do projeto urbanístico e socioambiental ganhou crédito do governo federal e da instituição internacional de desenvolvimento, que garantiram o andamento das obras até 2007. Depois disso, somente a partir de 2013, por iniciativa da prefeita Cecília Ferramenta, a Prefeitura voltou a demonstrar interesse em dar continuidade ao programa planejado para atender famílias residentes em áreas de riscos no Bethânia, Morro São Francisco e Vila Militar. A Secretaria Municipal de Obras Públicas se empenhou na elaboração dos planos de trabalho e de engenharia, de forma a garantir a aprovação do remanejamento de recursos federais para a conclusão do programa. Nesta etapa final, está prevista a construção de cerca de 30 muros de arrimo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com