Cidades

Cecília anuncia início das obras para reabrir Restaurante Popular

Secom PMI

IPATINGA – A Prefeitura Municipal iniciou esta semana as obras para a reabertura do Restaurante Popular, no centro da cidade. Inaugurado em 2007, com investimentos destinados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o restaurante foi fechado em 2012, por falta de condições mínimas de funcionamento e segurança aos usuários. No governo anterior, a unidade deixou de receber subsídios federais, ficou sem manutenção e acabou interditada pelo Corpo de Bombeiros, acumulando uma dívida de cerca de R$ 500 mil com o fornecedor.

AMPARO SOCIAL

“O Restaurante Popular é um importante equipamento de amparo social aos moradores de baixa renda. Com a sua reabertura, Ipatinga vai contar com um programa integrado de políticas de segurança alimentar e nutricional, inclusão social, economia solidária e desenvolvimento econômico”, anunciou a prefeita Cecília Ferramenta, ao participar de uma visita às obras no início da tarde desta quinta-feira (25), acompanhada do presidente da Câmara, vereador Sebastião Guedes, do vereador Juarez Pires, da vereadora Lene Teixeira, de secretários municipais e representantes da imprensa regional.

Ao ressaltar que a reabertura do Restaurante Popular é mais um compromisso da Administração Municipal visando à melhoria da qualidade de vida da população, a prefeita citou que a partir de 2013 o município começou a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “É uma parceria com o governo federal para desenvolver ações integradas de proteção social e de promoção da cidadania no município”, definiu.

REDE
A primeira medida da prefeita Cecília Ferramenta nesse sentido foi retomar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desativado em 2012, no governo anterior. No PAA, em 2014, 335 agricultores forneceram mais de 50 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros para 400 famílias referenciadas na rede socioassistencial de Ipatinga. Este ano, o município aguarda a liberação de novos recursos federais para renovar os benefícios do programa.

Outra conquista importante é a construção do Banco de Alimentos, no bairro Parque das Águas. A obra foi iniciada em 2009, paralisada e abandonada no ano seguinte. Na unidade inaugurada em 2014 já foram arrecadadas e distribuídas cerca 15 toneladas de alimentos perecíveis e não perecíveis. Atualmente, 13 entidades socioassistencias e 37 famílias encaminhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) são beneficiadas pelo Banco de Alimentos de Ipatinga.

“Ao lado do PAA e do Banco de Alimentos, o Restaurante Popular forma o tripé fundamental de uma política planejada e executada para suprir as carências nutricionais da população mais carente da cidade”, argumentou a prefeita.

 


O presidente da Câmara Sebastião Guedes, a prefeita Cecília Ferramenta, a vereadora Lene Teixeira e
o vereador Juarez Pires


Presidente da Câmara comemora a reforma

“Mais um compromisso cumprido com a população.” Com essas palavras, o presidente da Câmara de Ipatinga, Sebastião Guedes, comemorou o início das obras de reforma do Restaurante Popular, no centro da cidade. Acompanhado da prefeita Cecília Ferramenta e dos vereadores Juarez Pires e Lene Teixeira, o presidente da Câmara esteve na tarde desta quinta-feira (25) visitando as obras de reforma do Restaurante Popular e destacou a sua importância.

“Apesar de todas as dificuldades que tem enfrentado desde o início da gestão, a atual Administração Municipal não mediu esforços para reabrir o Restaurante Popular, fechado desde 2012. Primeiro foi preciso pagar as dívidas deixadas pelo governo anterior, e dentro de pouco tempo, com recursos próprios, a Prefeitura vai devolver essa importante conquista dos ipatinguenses”, destacou Guedes.

As obras já foram iniciadas, e deverão ser concluídas dentro de seis meses. A Prefeitura de Ipatinga vai investir R$ 516 mil na reforma completa das instalações do Restaurante Popular e na melhoria do atendimento. Conforme Guedes, o Restaurante Popular faz parte de um programa maior, que inclui o Banco de Alimentos, inaugurado no ano passado, e a construção de cozinhas comunitárias, “para levar mais qualidade de vida e dignidade às pessoas”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com