Cidades

Cebus devolveu 129 animais silvestres à natureza neste ano

IPATINGA – O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) divulgou na segunda-feira (27), o balanço anual de atividades. Segundo o levantamento, o Cebus recebeu e atendeu 424 animais silvestres até a presente data. Neste ano, 129 animais foram devolvidos ao seu habitat natural após os devidos cuidados da equipe do Cebus.

O tempo de recuperação desses animais é muito longo, por isso foram soltos, em sua maioria, os que deram entrada em 2019 e 2020. “A maior parte dos que chegaram em 2021 estará de volta à natureza nos próximos anos. Muitos são recebidos com as penas das asas cortadas e é preciso esperar a muda para sua renovação, por exemplo”, explica a bióloga do Cebus, Claudia Diniz.

Só de outubro a dezembro, 77 animais foram devolvidos à natureza. “A primavera é a estação de maior atividade tanto de vegetais quanto de animais. Frutas e flores em abundância em decorrência das chuvas, período reprodutivo de muitas espécies, garantem alimentação farta para todos”, detalha Claudia.

ESPÉCIES

Além de jandaia-maracanã e gambá, que compõem mais da metade desse grupo, também foram soltos nesse período: coruja, paca, gavião, sagui, urubu, jaguatirica, ouriço-cacheiro, tamanduá-mirim, dentre outros. Neste ano, as solturas se intensificaram em dezembro devido ao atraso no início do período chuvoso.

Os animais em situação de risco chegam ao Cebus por meio do Corpo de Bombeiros, Polícia de Meio Ambiente e outros órgãos competentes. A equipe do Cebus não recebe animais de pessoas físicas e recomenda à população que faça contato com esses órgãos para mais informações a respeito de captura e destinação de animais silvestres.

Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar

A soltura de animais é parte do Programa de Reabilitação da Fauna sem Lar. O programa é desenvolvido pelo Cebus, juntamente com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia de Meio Ambiente e a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com