Cidades

Caso de febre ‘“parecida com dengue’ é descartado em Ipatinga

IPATINGA – Foi descartado o primeiro caso suspeito de febre chikungunya em Ipatinga. Uma amostra coletada e enviada a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análise teve resultado negativo para a nova doença viral. O resultado do exame sorológico foi entregue nesta sexta-feira (31/10) à Secretaria Municipal de Saúde, com diagnóstico afirmativo para dengue. O município aguarda a confirmação de um segundo caso suspeito para a nova doença.

A febre chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, este último responsável pela transmissão da dengue e presente na região. Os sintomas são parecidos com os da dengue, como dores no corpo, nas articulações e febre acima dos 38,5 graus. A nova doença pode se manifestar em três fases, conforme o grau e período dos sintomas. Na crônica, que é a mais grave e também a mais rara, fortes dores articulares podem ocorrer por 12 meses ou mais mesmo depois do tratamento.

PREVENÇÃO
Em Ipatinga, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha os casos suspeitos desde o último dia 15 de outubro, data da internação do primeiro paciente com quadro suspeito para a doença. A segunda notificação foi recebida no último dia 22. Como medidas preventivas, os pacientes foram mantidos em observação e acompanhamento médico, e receberam alta hospitalar após não oferecerem risco de transmissão do vírus. Como medida preventiva, o município fez o controle químico nas residências e entorno.

Apesar do primeiro resultado negativo para a chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o alerta e o plano de contingência contra a nova doença. “Ainda há um caso suspeito na cidade e casos confirmados em Minas Gerais e estados vizinhos. Mas por se tratar de um novo vírus em circulação, todos são suscetíveis à doença. Portanto, a prefeitura e a comunidade têm de se manter vigilantes na eliminação do Aedes aegypti, que é medida mais eficaz para a prevenção da chikungununya e também da dengue”, pontua o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com