Cidades

Carlos Roberto de Faria assume vaga no TJMG

BH – O magistrado Carlos Roberto de Faria tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em solenidade realizada na quarta-feira (17). O novo desembargador ocupa a vaga deixada pela aposentadoria da desembargadora Vanessa Verdolim Hudson de Andrade e irá compor a 8ª Câmara Cível do TJMG. Carlos Roberto de Faria atuava como juiz desde 1985 e foi promovido pelo critério de antiguidade.

Durante a solenidade, Carlos Roberto de Faria foi condecorado com o Colar do Mérito Judiciário, conferido a todos os desembargadores no momento de sua posse. O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, que presidiu a cerimônia, realizou a condecoração, com o auxílio da mãe e da esposa do novo desembargador, Teresina Maria de Faria e Maria de Lourdes Sá.

EXPERIÊNCIA

O presidente Pedro Bitencourt Marcondes parabenizou o empossado pela nova etapa em sua jornada, destacando a rica experiência que a atuação na Segunda Instância oferece: “Aqui é o lugar das decisões colegiadas, do exercício da humildade e do acolhimento. O importante mesmo é que nossas decisões estejam sempre baseadas nas leis, com o aval da nossa consciência, pautadas na ética e no anseio de servir à sociedade”, detalhou o presidente, explicando ainda que os esforços de cada desembargador contribuem para o desenvolvimento da própria Justiça mineira: “A instituição, como um todo, é resultado do trabalho sério e da lisura de cada um dos seus integrantes. A sua reputação é medida pelos gestos, atitudes e ações dos que a compõem, daqueles que estão incumbidos de mantê-la de pé, firme”.

DEMOCRACIA
Em sintonia com a fala do presidente, o desembargador Carlos Roberto de Faria falou sobre suas expectativas para este novo momento profissional, em que as decisões passam a ser compartilhadas com os colegas de câmara julgadora. “É uma mudança grande. Enquanto o juiz toma decisões monocráticas; na Segunda Instância, a decisão é do grupo. Mas são as opiniões divergentes e esse modo democrático de decidir que constroem a Justiça e o direito”, comentou, destacando que a paciência adquirida durante sua caminhada como juiz irá auxiliá-lo na adaptação a este novo momento.

“Na Primeira Instância, temos contato direto com o público. E especialmente na Vara em que eu trabalhava, que era a Vara de Família, é muito importante o exercício da paciência, a capacidade de diálogo e negociação, além da abertura para receber as pessoas interessadas nos processos em julgamento. De qualquer modo, em todos as instâncias, nosso compromisso é sempre trabalhar com qualidade e rapidez, cumprindo as metas estabelecidas pelo CNJ para o Judiciário brasileiro”, assegurou o magistrado.

CURRÍCULO
Nascido em Caratinga, o desembargador Carlos Roberto de Faria é formado pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Tem pós-graduação em Processo Civil e Direito Civil, bem como especialização em Processo Público. Ingressou na magistratura em 1985, com atuação nas comarcas de Medina e Ipatinga. Tem vários artigos publicados sobre temas diversos do Direito, além de sua atuação como professor universitário.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com