Cultura

Capela Nossa Srª da Vitória no Cocais será restaurada

FABRICIANO – A Capela de Nossa Senhora da Vitória, situada no povoado de Cocais de Baixo, área rural do município, será totalmente restaurada. A restauração que foi autorizada através de ordem de serviço já assinada vai contemplar a troca de todo o telhado, instalações elétricas, substituição de pilares de madeira, forro, piso, portas e janelas, revestimento e o sino, um investimento total de R$ 159 mil em recursos próprios.

Tombada desde 1999 como patrimônio Cultural da cidade, o templo religioso que faz parte da história da comunidade local, está fechado desde 2010 devido a sua situação precária.

MEMÓRIA

Para o padre Thiago Rodrigues, da paróquia São Francisco Xavier, responsável pela igreja, a restauração é a realização de um sonho para a comunidade. “É com muita felicidade que nós acolhemos esta notícia do restauro de nossa capela, uma memória histórica que será preservada, mantendo viva a história de um povo.”

Para Maria Aparecida Arruda, moradora do Cocais de baixo há 51 anos, sua história se confunde com a da Capela. “Eu e meus irmãos fomos batizados aqui, será muito bom poder reviver esses tempos, continuar esta tradição.”

HISTÓRIA

Dedicada a Nossa Senhora da Vitória, a capela foi construída por moradores em 1950. A primeira imagem a entrar no seu interior foi justamente a de Nossa Senhora da Vitória. Antes da construção atual, havia uma pequena capela, erguida no terreno, que fora doado por José Júlio, um antigo morador. Suas paredes eram de pau a pique e a cobertura de palha de folhas de Indaiá.

A madeira do cruzeiro foi trazida em procissão, percorrendo a trilha que era então usada para passar com tropa que levava carvão até Acesita. As três imagens e o sino vieram de Congonhas, trazidas pelo Padre José Gonçalves. Antigamente, o sino batia às 6h e 18h. O templo foi tombado como Patrimônio Cultural do Município de Coronel Fabriciano, com base no decreto 1.285 de 28 de abril de 1999.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com