Cultura

Cândido Portinari em evidência no Centro Cultural Usiminas

IPATINGA – O Instituto Cultural Usiminas traz a Ipatinga atrações que colocam o artista Cândido Portinari em destaque na programação do Centro Cultural Usiminas. Nos dias 07 e 08 de março, a Cia Articularte, de SP, apresenta, dentro da Série Espetáculos Didáticos, da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas, o espetáculo “Portinari Pé de Mulato”. As sessões são gratuitas e realizadas para escolas e comunidade. Após as apresentações, o público terá a oportunidade de visitar a exposição “Candido Portinari – Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga”, em cartaz desde janeiro na Galeria do Centro Cultural Usiminas. A mostra cria ambientes sensoriais que fazem com que os visitantes interajam com as obras de Portinari por meio de croquis, figurinos e acessórios.

PRIVILÉGIO
Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, é um privilégio prestar esta merecida homenagem à Portinari, recebendo duas atrações de peso no Centro Cultural Usiminas. “Articulamos com muito carinho para que a exposição e o espetáculo pudessem acontecer num mesmo momento. Queremos oferecer ao público a oportunidade de mergulhar no universo de Portinari e reiterar a importância de sua arte para a cultura brasileira”, destaca.

PÉ DE MULATO
O espetáculo “Portinari Pé de Mulato” é inspirado na obra de Portinari e retrata a história de uma vizinha invejosa que coloca “olho gordo” em uma obra do artista plástico, fazendo com que a boneca Denise e seu Carneirinho caiam do quadro recém-pintado. A boneca passa por uma aventura de suspense entre as obras do avô Portinari, para encontrar o carneiro fujão dela antes que suas tintas sequem. Na busca, a menina passa por diversos quadros vivos de Portinari, envolvendo-se em aventuras insólitas e poéticas, acompanhada por uma seleção de alegres chorinhos brasileiros com algumas músicas cantadas ao vivo pelos quatro atores animadores. O evento da Cia. Articularte (SP) reserva um roteiro cheio de suspense e curiosidade para o desfecho da história da Boneca Denise e seu carneirinho.

AÇÃO
O diretor e dramaturgo do espetáculo, Dario Uzam, explica como será a apresentação e o que o público pode esperar. “Nosso espetáculo vai mostrar uma festa com muita perseguição, humor e animação. São 26 bonecos elaborados pela nossa Bonequeira Surley Valério, além de 04 atores, todos dentro de peripécias teatrais infantis de tirar o fôlego. Também é uma festa cultural, porque fala de cores, pinturas, personagens, comunidades e animais com personalidade ou vida própria. É um pedaço do Brasil pintado pelas mãos e sensibilidade de um dos nossos maiores pintores de todos os tempos, Cândido Portinari”, destaca.
Durante o espetáculo, o público terá a oportunidade de ver a atuação direta dos atores que utilizam a técnica japonesa Bunraku, que é o teatro de bonecos, além de outras técnicas para a manipulação dos bonecos com varas e fantoches de luvas, tudo para dar vida a personagens da obra de Portinari.

EXPOSIÇÃO
Já a exposição “Candido Portinari – Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga” apresenta uma réplica do maior quadro de Candido Portinari em Minas Gerais e, a partir do dia 20 de março, entra em sua segunda fase, quando os visitantes terão acesso a 37 réplicas do acervo do pintor modernista, cedidas pelo Instituto Portinari, que vão compor um novo espaço da mostra: a galeria “O Brasil de Portinari”. Com mais de 35 anos, o Projeto Portinari é dedicado ao levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor.
Toda esta programação é realizada pelo Instituto Cultural Usiminas, com o patrocínio da Usiminas, Sada, Massas Vilma, e apoio da Líder Indústria Mecânica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Informações detalhadas estão no site www.institutoculturalusiminas.com.

SERVIÇO
7 e 8/3

Série Espetáculos Didáticos

Portinari Pé de Mulato
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Horário: 7/3: 9h, 14h e 19h
8/3: 9h e 14h
Duração: 50 min
Classificação: acima de 4 anos
Agendamento escolar na Ação Educativa, pelo telefone: 31.3824.3731. A sessão das 19h é aberta ao público em geral, com retirada de ingresso na bilheteria.

9/1 a 11/3 (1ª fase) | 20/3 a 6/5 (2ª fase)

Exposição Candido Portinari
Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga
Local: Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas
Horário: Terça a sábado, 10h às 21h
Agendamento escolar na Ação Educativa, pelo telefone: 31.3824.3731.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com