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Campanha vai conscientizar sobre fim do uso de sacolas plásticas

O encontro serviu para ressaltar a data limite para que as sacolas descartáveis sejam substituídas    (Crédito: Assessoria Aciapi)

 

IPATINGA – A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Mineira de Supermercados (Amis) lançaram ontem (22) uma campanha de conscientização e planejamento estratégico sobre a utilização das sacolas retornáveis ou biodegradáveis pelo comércio de Ipatinga. O encontro reuniu empresários de diversos setores da cidade e serviu para ressaltar a data limite para que as sacolas descartáveis sejam substituídas.
De acordo com o prazo, a partir do dia 15 de setembro deste ano os estabelecimentos do município não poderão mais usar sacolas plásticas e terão que substituir o produto oferecido ao consumidor.
O presidente da Aciapi, Gustavo de Souza, considerou necessária a campanha para que os empresários fiquem atentos e sejam esclarecidos. “Acredito que os comércios estão preparados para essa mudança. Mas a prorrogação desse prazo que antes iria vencer no final do último ano foi necessária para que uma campanha de conscientização seja feita junto aos empresários”, declarou Gustavo.

LEI
A obrigatoriedade está prevista em uma lei municipal aprovada em 2010 e alterada em fevereiro deste ano, com ampliação do prazo para a entrada em vigor. O estabelecimento que não se adequar poderá ser autuado. César Custódio (PT) e Maria do Amparo (PDT) são os autores do projeto de lei.
A prorrogação do prazo foi um pedido da Associação Mineira de Supermercados (Amis) à Aciapi. “Fomos procurados pela Amis porque eles estavam preocupados com o prazo para a implementação dessa lei. Esse prazo anterior não vinha acompanhado de uma campanha, de esclarecimentos e de conscientização. Temos que passar informações para empresários porque não adianta ter uma lei que não seja produto dessa conscientização”, considerou o presidente da Aciapi.

CAMPANHA
A campanha visa a levar consciência aos consumidores e empresários da região. “Vamos envolver os supermercados, as entidades e vamos fazer uma campanha de mídia para conscientizar toda a comunidade e os usuários desse serviço. Vamos trabalhar para que, quando a lei estiver em vigor, a comunidade já esteja plenamente conscientizada e informada no sentido de trazer esse benefício”, afirmou Matusalém Dias Sampaio, vice-presidente da Amis e presidente do Hipermercado Consul.
A expectativa é que a campanha alcance êxito na cidade. “Todo o trabalho está sendo feito para eliminar as sacolas plásticas e o cliente deve levar a sua sacola de casa quando for fazer compras. E os supermercados estão sendo orientados a terem sempre caixa de papelão. Depois que o cliente acostumar, ele não vai mais esquecer de levar a sacola de casa. E também vai depender da criatividade de cada lugar. Porque o papel dos supermercados é ter essas alternativas para atender aos clientes. E essa reunião serviu para preparar os empresários”, explicou José Nogueira Soares Nunes, presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Lideranças estão otimistas
Ipatinga
– O presidente da Aciapi, Gustavo de Souza, ressaltou o pioneirismo da iniciativa do município. “Imagino que vai ser um sucesso essa campanha porque mesmo a cidade tendo adiado em seis meses o início, ainda assim é uma iniciativa pioneira para a nossa cidade. Porque para se ter uma ideia, no início, quando discutimos essa prorrogação, nem São Paulo tinha definido a substituição ainda. E com certeza, ganharão o meio ambiente e também a população, que vai se acostumar com a ideia”, afirmou o presidente da Aciapi.
Matusalém Sampaio lembrou a aceitação rápida da capital mineira ao projeto. “Belo Horizonte foi o primeiro lugar no Brasil a implementar com muito sucesso essa iniciativa. É um passo importante que estamos dando no sentido de ajudar o meio ambiente e será uma coisa irreversível. Antes, a capital consumia em um dia cerca de 450 mil sacolas plásticas”, informou o vice-presidente da Amis.
O presidente da Associação Mineira de Supermercados considerou os consumidores mais conscientes e mais dispostos a ajudar o meio ambiente. “Sabemos que hoje 97% das pessoas que compram na capital ou levam a sua sacola ou leva uma caixa de papelão. E as resistências que tiveram de uma pessoa ou outra é porque tinham algum interesse. Sem dúvida o mais importante é que o consumidor está mais consciente, principalmente a juventude, que está estimulando os mais velhos”, considerou José Nogueira.
Para ele, com o tempo a ação vai se tornar um hábito na rotina dos ipatinguenses. “Mesmo sendo uma forma forçada, de toda maneira tem que ser assim, porque é uma maneira de virar um hábito. Mas os clientes também estão vendo que o planeta precisa disso e a situação do plástico no planeta é grave, porque vai todo para o mar e para os rios”, concluiu o presidente da Amis.

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