Cidades

Campanha nacional para atualização do Esquema Vacinal começa dia 18

“A expectativa é de que cerca de 16 mil crianças sejam vacinadas”, afirma Micheli Moreira     (Crédito: José Barbosa-ACS-PMI)

 

IPATINGA – O município dará início neste sábado (18) à Campanha Nacional para Atualização do Esquema Vacinal. Todas as crianças com idade até cinco anos devem ser levadas a uma das 16 unidades de saúde que contêm sala de vacinação. A mobilização nacional da campanha (Dia D de Vacinação) será no próximo sábado (18), das 8h às 17h, e a campanha se estenderá até o dia 24 de agosto. Pais ou responsáveis não podem se esquecer de levar o cartão de vacina das crianças.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Micheli Moreira Egydio, alerta aos pais ou responsáveis para ficarem atentos aos locais de vacinação, porque nesta campanha não haverá postos itinerantes. “Somente as 16 unidades de saúde que contêm salas de vacina irão realizar a vacinação. Nem mesmo no dia D, que será dia 18 (sábado), o ambulatório do Shopping do Vale do Aço e as unidades do Vila Formosa e Bom Jardim II estarão participando da campanha”, esclarece.
Micheli explica ainda que o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde está introduzindo novas vacinas ao calendário vacinal infantil, e este período de 18 a 24 de agosto servirá para tornar público aos pais e responsáveis esta alteração. “É muito importante que os pais ou responsáveis levem os menores de cinco anos, munidos do cartão de vacina, às unidades de saúde, mesmo que as crianças tenham ou não participado da campanha de junho. Assim, elas poderão ficar cientes das modificações e também receberão as vacinas faltosas no cartão”, enfatiza.
A Administração Municipal pretende imunizar contra a paralisia infantil cerca de 16 mil crianças. A meta é vacinar 95% das crianças com até cinco anos de idade em todo o município. As vacinas são seguras e os eventos adversos são raros, entre os mais comuns estão a febre e mal estar, conforme especialistas da Prefeitura de Ipatinga, mas eventos mais graves devem ser imediatamente notificados para a Vigilância Epidemiológica da cidade. Após tomar a vacina, o organismo leva até 15 dias para estar totalmente protegido.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com