Cidades

Campanha em combate à AIDS tem início nesta quarta-feira

No dia 1º, data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS, haverá abordagens com distribuição material informativo

IPATINGA – Com o tema “Redução da transmissão vertical”, a campanha em combate à AIDS deste ano, em Ipatinga, terá início nesta quarta-feira (28), com o lema “Fique Sabendo”. A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vai desenvolver várias ações de prevenção e detecção da doença, que tem como principal objetivo a identificação precoce de pessoas que já estão com HIV ou Hepati­te B.

Nesta quarta-feira (28) haverá testagem com horário ampliado para HIV e Hepati­te B, na Unidade de Saúde do bairro Cidade Nobre (UISA), das 13h às 20h, sede do Programa DST/AIDS. É importante levar um documento com foto. Nos dias 29 e 30 acontecerá um simpósio, no auditório da Prefeitura (7º andar), com o tema “Trans­missão Vertical – reflexões sobre o pré-natal”, que tem como público-alvo médicos, enfermeiros, assistentes so­ciais e psicólogos. No simpósio será discutida a importância do acompanhamento da ges­tante em fazer todos os exa­mes, já que há perspecti­vas de que até 2015 haverá um nível de transmissão vertical zero, ou seja, nenhuma criança nascendo com o vírus da AIDS.

Durante todo o dia 1º (sábado), data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS, haverá abordagens com distribuição de preservativos e panfletagem de prevenção em vários pontos da cidade, realizadas por ONG’s. A coordenadora do Programa DST/AIDS, Fabiane Cristina de Souza, explica que o município oferece acompanhamento e tratamento necessário aos portadores da doença, mas antes disso é necessário que o exame seja realizado. “O teste é gratuito e é im­portante para toda pessoa que tem vida sexual ativa e que em algum momento te­nha tido relação desprotegi­da. Oferecemos uma equipe multidiscipli­nar, composta por excelentes profissionais que dão suporte ao usuário após detectada a existência da doença”, resume.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com