Cidades

Campanha de vacinação contra HPV tem baixa procura este ano

Agência Brasil

BRASÍLIA – A vacina contra o HPV é capaz de prevenir 70% dos casos de câncer de colo de útero e está disponível na rede pública de saúde desde o ano passado, para meninas e adolescentes entre 9 e 13 anos, e para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos. A informação é da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Dia Nacional da Imunização, comemorado ontem (9), a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) alerta para a importância da vacinação, e para a queda na procura em 2015, se comparada com a campanha do ano passado.
Para a presidenta da SBIm, a pediatra Isabella Ballalai, a queda é consequência da interpretação equivocada às reações adversas que um grupo de 11 adolescentes teve em São Paulo, no ano passado, após ter tomado a vacina na primeira fase de imunização.

A pediatra admitiu que havia motivo para as famílias se assustarem, em princípio, mas disse que as reações foram analisadas, e ficou comprovado que não foram efeito da primeira etapa da vacina.

“Nenhuma dessas meninas ficou paralítica, todas estão bem, não houve nenhuma doença neurológica, todos os exames foram feitos, e a conclusão é que foi uma situação de estresse coletivo, uma reação esperada quando se vacina adolescentes”, disse a médica.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com