Cidades

Campanha da Aperam estimula a prevenção e combate a incêndios

TIMÓTEO – Impedir que um incêndio florestal ocorra é a melhor forma de combatê-lo. Nesta época do ano, a vegetação seca, a baixa umidade do ar e a falta de chuva contribuem para o aumento dos incêndios. Por isso, a Aperam inicia a campanha Prevenir incêndios é promover a vida. A iniciativa tem como objetivo estimular a prevenção e combate a incêndios florestais. 

“Neste período, com o aumento das queimadas precisamos redobrar nossa atenção. Com isso, intensificamos nossas ações para proteger não só a área da Empresa, mas também a fauna e a flora local”, conta Gilvan José Coura, especialista em patrimônio da Aperam.

Aceiro no alto do Mirante para evitar a propagação de eventual incêndio

A Aperam desenvolve atividades de prevenção de incêndio na cidade de Timóteo. Atualmente, a Empresa conta com 11 brigadistas contratados especializados; 4 brigadistas auxiliares; 5 brigadistas de apoio e 2 caminhões-pipa.

Até o momento a Empresa construiu mais de 60 km de aceiros, e trabalha na conservação de mais de 40km de estradas facilitando o acesso seguro e rápido. Em torno do Centro de Educação Ambiental – Oikós, e demais áreas da Aperam em Timóteo, já foram construídas cercas a fim de evitar o acesso indiscriminado aos locais, que são monitorados permanentemente.

“Dentre essas ações, elaboramos um mapa com a identificação das terras da Aperam com as coordenadas geográficas, para facilitar a chegada segura e rápida ao local. Esse mapa foi disponibilizado ao Corpo de Bombeiros para caso aconteça algum incêndio”, explica Coura.

SOMANDO ESFORÇOS

Com o clima seco, as preocupações com os incêndios florestais aumentam tanto na cidade quanto na área rural. Com isso, o Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e o Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo (PIEA), juntamente com os seus parceiros, desenvolvem ações preventivas para minimizar o risco de queimadas irregulares que causam o desequilíbrio ambiental, colocando a saúde e a vida das pessoas em risco.

Nesse sentido, a Aperam, por meio da Fundação Aperam Acesita, integra a campanha “Somos nós. Proteção contra incêndio”. O movimento tem como objetivo conscientizar a população por meio de ações educativas quanto aos danos sociais, ambientais e econômicos que as queimadas podem gerar e, consequentemente, promover a diminuição de focos de incêndio na cidade.

“Durante todo o ano desenvolvemos várias ações em favor do meio ambiente. Este momento requer a intensificação do trabalho, com atenção redobrada no que diz respeito à proteção ambiental. Por isso, somamos esforços com outros parceiros para que essas práticas sejam minimizadas. Nesse processo, contamos com a participação de toda comunidade”, pontua o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Pensar no futuro é uma premissa para quem desenvolve ações destinadas à preservação do meio ambiente. Além das atividades dentro da planta industrial, a Empresa mantém, desde 1993, o Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós. É uma área de 989 hectares remanescentes de Mata Atlântica, que abriga inúmeras nascentes e espécies de fauna e flora. Ali, são desenvolvidas diversas atividades para empregados e para a comunidade de Timóteo e do Vale do Aço, atendendo a diferentes públicos com projetos pedagógicos coparticipativos.

A Fundação Aperam Acesita, por meio do Centro de Educação Ambiental da Aperam, o Oikós, desenvolve anualmente ações que buscam incentivar a conduta cidadã, sustentável e integrada ao meio ambiente. As programações contribuem para com a proteção e a conservação da Mata Atlântica, incluindo comportamentos e práticas sustentáveis como forma de manter a biodiversidade local e melhorar a qualidade de vida. “A responsabilidade ambiental é um dos pilares da Aperam. Acreditamos que, criando uma consciência ambiental hoje na comunidade, iremos colher bons frutos no futuro”, destaca a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.

Ao menor sinal de fumaça ligue:

181 – Disque Denúncia

193 – Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

190 – Polícia Militar

3849.7364 – Aperam

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com