Cultura

Camila Vaz estreia “Periquito Australiano” em formato digital

TIMÓTEO – A atriz e diretora de teatro, Camila Vaz, mestre em Teatro pela UFMG, produz peça romântica a ser estreada em formato digital na próxima quarta-feira, dia 30, às 20h. O projeto, financiado pela lei 14.017/2020, Lei Aldir Blanc, do município de Timóteo, reúne diversos profissionais da cidade de Timóteo que trabalham, a maioria à distância, para que cenário, figurino, iluminação, música e dança estejam presentes no espetáculo. Os profissionais orientam, criam, reúnem e propõem intervenções através de vídeo-chamadas e, pontualmente, encontros no Dama Espaço Cultural, local onde a peça será gravada.

Em função da pandemia, que restringe as possibilidades de ensaio e encontros seguros, Camila Vaz convidou para contracenar com ela seu esposo, o dramaturgo Beto Oliveira, que assina o texto da peça. O ensaio aconteceu no próprio lar do casal a partir das trocas virtuais que eles mantinham com o resto da equipe. Apenas na semana final do projeto, os atores se reuniram com uma equipe reduzida para o ensaio geral e para gravação.

PERIQUITO AUSTRALIANO

“Periquito Australiano” é uma love story em meio à pandemia. Um homem, cumprindo com o isolamento social em seu apartamento, ocupa-se sistematicamente de seu trabalho remoto e de sua proteção. Após meses de isolamento e anos de uma vida racionalista e metódica, um sopro de poesia invade seu monótono cotidiano através de uma vizinha que lhe apresenta o bicho indomável do amor, da dança e da sensualidade.

A peça apresenta o perene conflito entre a razão e a emoção e busca emprestar aos entediados pelo isolamento inspirações afetivas que possam dar um pouco de leveza ao momento duro e pesado que vivemos.

O texto de Beto Oliveira aposta na ludicidade, magia e encanto do amor como um respiro inspirador para o enfrentamento da dura realidade. Sem apontar para nenhuma espécie de negacionismo, a obra indica que a razão, exigida e necessária para momentos de perigo, de luta e de tensão, pode dividir espaço com a inventividade sentimental, representada na trama pela referência à arte dos povos ibéricos, historicamente associados à aventura e paixão.

O CASAL DE ATORES

Camila Vaz, nascida e criada em Timóteo, é bacharela em Teatro pela UFMG e mestre em Artes (Artes da Cena) também pela UFMG. Foi diretora das peças “Lady Macbeth”, “Rejeitos” e “Mariana Catibiribana e a brincadeira mais bacana”; e atriz nas peças “A família de Arthur”, “Galileu na piscina”, “Os que são pagos para delirar-#sqn”, “História de Macacos”, “Os cegos”, entre outras.

Beto Oliveira é psicanalista e dramaturgo, autor do romance “O dia em que conheci Sophia” e das peças teatrais “A Família de Arthur”, “Chapeuzinhovermelho.com” e “As Cornucópias da Fortuna”, essa última contemplada com o segundo lugar da região Sudeste no Prêmio FUNARTE de Dramaturgia de 2014 e publicada como livro pela Editora Giostri em 2018.

EQUIPE TÉCNICA

Além do casal de atores que dirigiu e escreveu a peça, o projeto ainda contou com figurino de Isa Muniz, cenografia de Gustavo Jácome, com origamis de Sílvia Regina (@crochenossilvia), iluminação de Morrison Deolli, contrarregragem de Dani Assis, operação de sonoplastia de Francis Fernandes, maquiagem de Rômulo Amaral, instrução musical de Marcos Vaz, instrução de flamenco de Sandra Vidigal, organização financeira da contadora Vanessa Patrícia e filmagem da Equipe 1. O espetáculo foi gravado no Dama Espaço Cultural em Timóteo.

SERVIÇO

Exibição no Youtube da peça “Periquito Australiano”, de Beto Oliveira, com direção de Camila Vaz

30 de dezembro – 20h –  Canal do Youtube de Camila Rodrigues Vaz Chaves

30 de dezembro – 21h30 – Live com debate sobre o processo de criação do espetáculo no instagram @camilavazbr

Informações (31) 987677336

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com