Cidades

Câmara de Ipatinga aprova projeto sobre saúde da mulher

IPATINGA – Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), Ipatinga terá em seu calendário oficial de eventos a Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. Projeto de lei que trata do assunto foi aprovado em primeira votação na tarde desta terça-feira (20), durante reunião ordinária realizada pela Câmara Municipal de Ipatinga.
A endometriose é uma doença inflamatória que ataca o tecido (mucosa) que reveste a parede interna do útero. Entre os sintomas está cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais. As portadoras da doença, que também causa a infertilidade, podem ainda ser acometidas de dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação.
Um dos objetivos do projeto de lei, de autoria do vereador Masinho, é promover a divulgação de ações preventivas, terapêuticas reabilitadoras e legais relacionadas à endometriose. Conscientizar as portadoras da doença para busquem o melhor tratamento oferecido logo no início dos sintomas é também objetivo da proposição.
Em seu artigo 3º, o PL 24/2018 estabelece que o Poder Executivo, durante a Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose, deverá providenciar os meios necessários à divulgação dos esclarecimentos sobre a doença à população. O trabalho de comunicação será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, com ênfase no atendimento oferecido às mulheres e à possível infertilidade causada pela endometriose.

OUTROS
Também foram aprovados na reunião desta terça-feira os seguintes projetos: 019/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de sinalização de piso tátil nas dependências dos órgãos públicos municipais, para possibilitar a acessibilidade da pessoa com deficiência visual – Autoria: Ademir Cláudio; 022/2018 , que dispõe sobre a implantação de medida de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica – Autoria: Lene Teixeira; 026/2018 , que inclui, no Calendário Oficial de Eventos de Ipatinga, o Dia Municipal de Prevenção das Doenças Renais – Autoria: Rogerinho; 027/2018, que declara de utilidade pública a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço – Autoria: Adiel Fernandes; além de projetos que tratam de denominação de ruas e prédios públicos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com