Policia

Cai número de assaltos à mão armada no Vale do Aço

Francisco Assis: A PM mapeou pelo menos nove bairros em Ipatinga considerados ‘zonas quentes de criminalidade’    (Fotos: Gizelle Ferreira)

 

IPATINGA – Apesar dos últimos registros de crimes violentos no Vale do Aço, o primeiro semestre de 2012 apresentou uma redução no número de roubos à mão armada, se comparado com o mesmo período do ano passado. Dados oficiais da Polícia Militar mostram que de janeiro a junho de 2011 foram registrados 450 assaltos na região, contra 412 no mesmo período deste ano.
O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Francisco Assis, disse que os números positivos são resultados de várias atividades desenvolvidas pelo Sistema de Defesa Social. Ele explica que uma das ações tomadas pela PM foi colocar nas ruas os policiais militares que trabalham em áreas administrativas, para reforçarem as operações policiais de 18h às 2h.

MAPEAMENTO
Outra ação tomada por parte do comando foi um estudo do horário e local com maior incidência de crimes violentos. A PM mapeou pelo menos nove bairros em Ipatinga considerados “zonas quentes de criminalidade”. Os bairros concentram 81% dos crimes contra a vida (tentativa de homicídio e homicídio consumado) registrados somente este ano. “Quando há homicídios nestes locais nós passamos a deslocar três viaturas policiais, sendo uma do Gate. Anteriormente, apenas uma viatura atendia uma ocorrência no local de homicídio. O aumento desse efetivo é positivo para ajudar na investigação no local do crime”, explica o comandante.

MAIS VIATURAS
Ainda ontem outra ação foi tomada pelo comandante do 14º BPM. Foram colocadas 16 viaturas a mais nas ruas, sendo que quatro foram designadas para Coronel Fabriciano, duas para Timóteo e o restante ficará em Ipatinga. O policiamento vai contar com mais cinquenta policiais militares, que irão reforçar até o final do mês as operações já existentes.

OCUPAÇÕES
As ocupações nas áreas dos motéis e as operações e blitzen realizadas também contribuíram para a redução de crimes violentos, informou Assis. A polícia já constatou a descentralização dos criminosos (principalmente traficantes de droga) nas regiões dos motéis. A PM trabalha agora na tentativa de identificar em quais locais eles estão espalhados. “A gente já viu alguns debaixo de passarelas, de viadutos, pontes e já estamos intensificando nossas ações nestes locais também”, afirma o policial.

DISQUE-DENÚNCIA
Para o comandante do 14º BPM, a denúncia anônima foi o fator que mais colaborou para redução dos índices de roubos à mão armada. De janeiro a junho de 2011 foram apreendidas 304 armas de fogo, enquanto que neste ano, no mesmo período, foram recolhidas 493, ou seja, 189 armas de fogo apreendidas a mais.
No primeiro semestre de 2011 o disque-denúncia 181 recebeu 460 ligações anônimas de denúncias contra o crime. Este ano o número quase que dobrou. Já são cerca de 800 ligações. O comandante Assis reforça a importância dessas denúncias. “Com o passar do tempo, o número de armas vai diminuindo e aí cai também o número de roubos, e consequentemente, os homicídios”, avalia o comandante.


O comando do 14ºBPM colocou mais 16 viaturas nas ruas, aumentando para 50 o total de veículos

 

Índice de homicídios ainda preocupa a Polícia Civil
Ipatinga
– Embora o mês de junho tenha sido positivo no que diz respeito ao número de homicídios, a Polícia Civil de Ipatinga considera que o número de assassinatos ainda é preocupante. Este ano foi registrado até o dia quatro de julho 30 execuções, sendo um latrocínio (roubo seguido de morte). Uma leve diminuição dessa modalidade criminosa foi notada no mês passado, quando apenas um assassinato ocorreu.
A delegada de Crimes Contra a Vida de Ipatinga, Irene Angélica Franco, aponta vários fatores para a tímida redução deste tipo de crime. Uma delas é o esforço conjunto do serviço de inteligência entre as polícias Civil e Militar e o número de armas tiradas de circulação. “O mês de junho foi um mês que teve muita apreensão de armas e munições. E ao tirar essas armas das ruas, acaba acontecendo uma diminuição dos homicídios, porque a oportunidade fica menor”, pontua Irene Angélica.
Apesar das considerações da sutil redução dos assassinatos, a delegada disse que o atual número de mortes em Ipatinga – que já chegou a 30 – é preocupante para o porte da cidade. Ao contrário do mês de junho, somente esta semana (julho) já foram registrados dois homicídios em Ipatinga. “É um número muito alto para o porte de Ipatinga. Mas, conseguir evitar todos os fatos, infelizmente, nós não vamos. Eventualmente vai acontecer um homicídio. Nota-se isso principalmente nesses nichos onde o tráfico de drogas é maior. Mas a gente tem que tentar diminuir os níveis de crimes contra a vida, porque não combina com a cidade. Isso suja a imagem e não é condizente com a realidade do município”, finaliza a delegada.

“Infelizmente, não vamos conseguir evitar todos os fatos”
Delegada Irene Angélica

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com