Nacionais

Cai Bebianno, após a arrastada crise do laranjal do PSL

Nota de demissão foi lida por porta-voz do Planalto na tarde desta segunda-feira. “Boa sorte na caminhada”, deseja o presidente

 

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro finalmente confirmou a demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência da República. É o primeiro ministro da gestão a deixar o cargo em meio a uma arrastada crise, que envolve o escândalo das candidaturas-laranja do PSL e uma queda de braço com o filho do presidente, Carlos Bolsonaro, que criticou publicamente Bebianno e foi endossado pelo pai. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo general Otávio do Rego Barros, porta-voz do Planalto, que disse que a decisão foi de “foro íntimo” do presidente, sem responder maiores detalhes.

O desfecho é uma tentativa de por fim aos ruídos no círculo mais íntimo da presidência enquanto o Governo tenta levar adiante agendas que dependem do Congresso, como a reforma da Previdência, cujo projeto deve ser enviado na quarta-feira, e o pacote anti-crime de Moro, que deverá ser apresentado hoje. No entanto, os dias de idas e vindas e as mensagens públicas – e mais ou menos públicas – trocadas entre os protagonistas da novela sinalizam que pode haver mais capítulos. O próprio Bebianno chegou a postar texto nas redes falando do valor da “lealdade” enquanto, de acordo com colunas políticas na imprensa, se mostrava magoado com o presidente, de quem se aproximou há dois anos, ainda na pré-campanha eleitoral.

A nota lida pelo porta-voz sobre Bebianno foi sucinta, considerando as reviravoltas do fim de semana. Desde sexta-feira, especulava-se sobre a demissão e até o último minuto se falou que o agora ex-ministro, um estratégico nome no bolsonarismo, ganharia um cargo como compensação – o que não aconteceu até agora.

Leia a nota:

Nota à Imprensa

O Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, decidiu exonerar, nesta data, do cargo de Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Senhor Gustavo Bebianno Rocha.

O Senhor Presidente da República agradece sua dedicação à frente da pasta e deseja sucesso na nova caminhada.

Brasília, 18 de fevereiro de 2019.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com