Cultura

Brasil se despede de Tarcísio Meira, morto aos 85 anos por complicações da covid-19

SÃO PAULO – Morreu hoje o ator Tarcísio Meira, aos 85 anos de idade. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por conta da covid-19. Um dos mais importantes atores do país, marcou história da TV e do cinema, sendo inclusive o protagonista da primeira novela diária do país, “2-5499 Ocupado” (TV Excelsior, 1963).

O último boletim de saúde do ator, divulgado na terça-feira (10), afirmava que ele estava intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e passava por “diálise contínua” por problemas nos rins. A esposa dele, a atriz Glória Menezes, 86, também foi infectada pelo vírus, mas teve um quadro mais brando. Ela está em um quarto, com “boa recuperação”. Casados desde 1962, ambos receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus em março — especialistas afirmam que as mortes após a vacinação são considerados “eventos raros” e mostram a importância de continuar as medidas de proteção (como o uso de máscara) mesmo após a segunda dose.

O casal é pai de Tarcísio Filho, 58 anos. Glória também é mãe de Amélia Brito, 64, e João Paulo Brito, 62, da união com Arnaldo Brito. Nas redes sociais, Mocita Fagundes, mulher de Tarcísio Filho, comentou que o casal foi contaminado “num descuido”. Ainda, segundo ela, seu marido foi testado e não contraiu a doença.

Carreira marcado por sucesso

Um dos mais reconhecidos nomes da atuação no Brasil, Tarcísio Meira tem um currículo de mais de 60 trabalhos na televisão, entre novelas, seriados, minisséries, teleteatros e telefilmes, numa carreira que começou em 1961, na extinta TV Tupi.

Também participou de 22 longas-metragens, dirigidos por cineastas como Glauber Rocha, Walter Hugo Khouri, Anselmo Duarte e Bruno Barreto, além de 31 peças de teatro. O ator morreu nesta quinta-feira (12), vítima de Covid-19.

Nascido em 5 de outubro de 1935, em São Paulo, queria ser diplomata na adolescência. Desistiu da ideia ao ser reprovado na primeira prova que fez para o Instituto Rio Branco, em 1957.

Já dedicado a carreira artística, atuou em peças como “Chá e Simpatia” (1957), de Robert Anderson, e “Quando as Paredes Falam” (1957), de Ferencz Molnar.

Na TV, estreou em “Grande Teatro Tupi”, um programa de teleteatro, em que contracenou pela primeira vez com Glória Menezes em “Uma Pires Camargo”, em 1961, de Geraldo Vietri.

Tarcísio e Glória se casaram no ano seguinte e estavam juntos desde então, em um dos casamentos mais duradouros da televisão brasileira. Os dois são pais do também ator Tarcísio Filho.

Em 1963, o casal participou da primeira novela diária da televisão brasileira, “25499 Ocupado”, de Dulce Santucci, na TV Excelsior.

A estreia na Globo aconteceu em 1967, na novela “Sangue e Areia”, uma adaptação do romance do espanhol Blasco Ibañez escrita por Janete Clair. A trama fez com que Tarcísio e Glória se tornassem um dos pares românticos favoritos do público.

Entre os momentos marcantes da TV em que o casal esteve presente, também está “O Caso Especial Meu Primeiro Baile”, primeiro programa inteiramente gravado em cores a ser exibido na televisão brasileira. A adaptação de Janete Clair, dirigida por Daniel Filho, foi ao ar em 1972.

Com a mulher, o ator também estrelou “Tarcísio & Glória”, série de 1988 criada por Daniel Filho, Euclydes Marinho e Antonio Calmon. Além de atores, os dois eram os produtores do programa. Tarcísio chegou também a dirigir alguns episódios.

Seus dois últimos trabalhos na TV foram nas novelas “A Lei do Amor”, de 2016, em que viveu o empresário e político Fausto, e “Orgulho e Paixão”, de 2018, na pele do Lorde Williamson, um poderoso industrial inglês.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com