Nacionais

Bolsa Família e FGTS é antecipado para vítimas das chuvas em MG

Governo antecipa pagamento do Bolsa Famílila e liberação do FGTS para vítimas das chuvas em MG

BELO HORIZONTE – O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, anunciou na que a União vai antecipar Bolsa Família, FGTS, além da utilização do Sistema Único de Assistência Social. O comunicado foi feito depois de uma reunião do ministro com o governador Romeu Zema (Novo) e prefeitos da região metropolitana de Belo Horizonte.

“O governo federal, não só o Desenvolvimento Regional, está todo imbuído de ajudar os mineiros nesse momento dificil. O Ministério da Cidadania com antecipação do Bolsa Família, utilização do Sistema Único de Assistência Social. Também o Ministério da Economia com antecipação do saque do FGTS para auxiliar as famílias, antecipação do Bolsa Família, isso é essencial. O Ministério da Saúde com liberação de medicamentos. Isso que a gente precisa fazer”, afirmou o ministro.

De acordo com o ministro, o primeiro momento é de assistência e socorro às pessoas atingidas pelas chuvas, mas que haverá a necessidade de recuperar as cidades e estruturas para “melhorar a capacidade de contenção e convívio” com desastres.

RESERVA

Canuto informou que, neste momento, para pedidos emergenciais, a União tem R$ 90 milhões para socorrer todo o país. “A conta da Defesa Civil tem no mínimo R$ 90 milhões para as ações de socorro e assistência. Então, a gente espera receber essas demandas para que a gente possa fazer a liberação dos recursos. Mas isso não quer dizer que esse recurso é o único recurso disponível. Há possibilidades de remanejamento, entre outras rubricas orçamentárias, vai depender das demandas que forem apresentadas pelo Estado e pelos municípios. Esse é o recurso total do governo federal, por enquanto”, afirmou o ministro.

Os municípios têm até 180 dias para solicitarem os recursos depois de serem atingidos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com