Cultura

Boas opções de teatro marcam celebração dos 49 anos da cidade

Cena de “O Santo e A Porca”, de Ariano Suassuna, que o Grupo Galpão Cine Horto apresenta domingo no parque, às 15h

IPATINGA – Quem ainda não tem programação para este fim de semana está convidado a participar das primeiras atividades de comemoração dos 49 anos de emancipação político-administrativa de Ipatinga. Teatro, corrida e exposição de obras de arte marcam o início do mês de aniversário do município.

Na manhã de domingo (07), o Grupo de Apoio ao Parksoniano de Ipatinga/MG (GRAP) convida a população para uma corrida especial. Baseada no slogan “Aqui o que vale é o seu movimento”, a “Run for Parkinson’s” promete mobilizar o público com corrida, caminhada e passeios de skate, bicicleta e patins.

Os interessados devem se dirigir ao Parque Ipanema com camiseta branca, a partir das 8h. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local. O evento conta com o apoio da PMI e dos Rotarys de Ipatinga.

SEMANA CULTURAL

Três espetáculos estão confirmados ainda no domingo, também no parque. A série faz parte do projeto “Dia do Teatro” do Grupo Galpão Cine Horto (BH) e integra o “Circuito “Circuito Usiminas de Cultura”, uma iniciativa do Instituto Cultural Usiminas, com apoio da PMI, que objetiva levar atividades de qualidade para a comunidade local e seu entorno.
O primeiro deles está marcado para as 9h e promete alegrar a criançada. Em “Manga, mangueira, meu pé de brincadeira”, do Grupo Galpão Cine Horto, uma menina, um menino e um macaco mergulham em uma divertida aventura, aprendendo a usar e reciclar os bens que a natureza oferece.

Às 11h, quem comanda o espetáculo é a Cia. Pierrot Lunar, com a apresentação da peça “Acontecimento em Vila Feliz”, uma história da fictícia vila mineira, que se vê às voltas com a suposta gravidez de uma de suas personagens mais ilustres e controversas: Helena. A jovem bonita e sedutora, amada pelos homens da cidade e invejada pelas mulheres, casa-se com um forasteiro, gerando intrigas e maledicências por parte dos moradores, transformando sua vida num caos irreversível.

Para fechar o domingo no parque, às 15h, o Grupo Galpão Cine Horto apresenta “O Santo e A Porca”, espetáculo em que Ariano Suassuna narra a história de Seu Euricão Árabe, um velho fazendeiro do interior de Pernambuco, caracterizado por sua grande avareza. Devoto de Santo Antônio, ele mantém em casa, sob constante vigilância, uma porca recheada com dinheiro, guardado de toda uma vida. Quando recebe a notícia da visita de um rico fazendeiro vizinho, pressente que este vem atrás de seu tesouro. Enlouquecido pelo terror de ser “roubado”, deixa-se levar pelas artimanhas de sua empregada, Caroba, que articula poderosas manobras e cria uma rede envolvente ao seu redor.
Todas as atividades são abertas ao público e com entrada franca. Confira a programação e participe.

SERVIÇO
Data: 07 de abril (domingo)
Local: Parque Ipanema
Endereço: Av. Roberto Burle Marx, s/n – Jd Panorama – Ipatinga

“Run for Parkinson”
Horário: 8h às 12h

Espetáculo “Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira” – Galpão Cine Horto

Horário: 9h

Espetáculo “Acontecimento em Vila Feliz” – Cia Pierrot Lunar

Horário: 11h

Espetáculo “O santo e a Porca” – Galpão Cine Horto
Horário: 15h


“Vida em Salvador”, acrílico sobre tela de Du Ramos, em exposição na Estação Memória


Estação Memória tem mostra de artes no mês de aniversário
Ipatinga
– No mês de comemoração dos 49 anos de emancipação político-administrativa, Ipatinga ganha de presente uma exposição de telas caracterizadas pelas cores fortes e traços marcantes. Entre os dias 8 e 19 de abril, a população terá acesso gratuito à mostra “Recorte e Cores”, da artista timotense Du Ramos.
Inspirada no Pop Art, movimento artístico do final da década de 50 que buscava demonstrar a massificação da cultura popular capitalista, a artista promete expor um trabalho ousado e criativo.
As cores fortes e brilhantes são características marcantes nas telas em exposição, tendo como principais inspirações a arquitetura, as pessoas famosas, além de retratos e personagens.

Du Ramos é bacharel em Administração Empreendedora e artista plástica. Atualmente, dedica-se exclusivamente à arte, inspirada nas técnicas de pintura aprendidas na Casa de Filosofia e Artes, de Timóteo. Para expor seus sentimentos e idéias, a pintora utiliza técnicas mistas, como pintura em acrílico e óleo sobre tela.
A artista revela que fez uma homenagem aos 49 anos do município, desenvolvendo uma obra exclusiva para a cidade. “Criei uma tela inspirada na arquitetura de Ipatinga, como forma de parabenizar a cidade por mais um ano de vida”, adiantou.

Du Ramos já participou de exposições nacionais e internacionais. Além da Região Metropolitana do Vale do Aço, sua obra já esteve no Museu Cesumar, em Maringá (PA) e nos países europeus Holanda e Hungria.
No final da mostra, os visitantes que realizarem a inscrição pelo site www.duramosgaleria.com.br concorrem a um quadro produzido pela artista.
As telas de Du Ramos ficam expostas no Museu Estação Memória, das 8h às 18h, com entrada franca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com