Cidades

Black Friday e Black Week movimentam comércio natalino

Expectativa é de boas vendas na semana da “sexta-feira negra”. Descontos podem ultrapassar 50%

 

IPATINGA – A penúltima sexta-feira de novembro, no próximo dia 23, promete ser de muito movimento no comércio do Vale do Aço. Será o dia em que as lojas da região intensificarão as promoções e ofertas da Black Friday, com descontos que podem ultrapassar 50%, informa o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço. De acordo com levantamentos feitos pela entidade, a maioria dos consumidores que for às ruas estará disposta a gastar valores superiores a R$ 500. A expectativa, também conforme o Sindcomércio, é de um acréscimo nas vendas na semana da Black Friday de pelo menos 25% em relação ao volume rotineiro.

A Associação Comercial e CDL de Ipatinga também apostam no incremento das vendas no período natalino, por isso está promovendo promoções que abrem o período das compras natalinas. Para ficar ainda melhor, o comércio de Ipatinga promoverá não apenas um dia de super ofertas, mas uma semana inteira com preços especiais.

Para fomentar as vendas em novembro, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga realiza a campanha Black Week, do dia 19 a 24 de novembro.

SINDCOMÉRCIO

Segundo o presidente do sindicato, José Maria Facundes, se antes havia uma preocupação com relação aos chamados “descontos maquiados”, com lojistas aumentando os preços nas semanas anteriores à Black Friday para depois abaixá-los, esta não é mais uma realidade que deva tirar o sono dos consumidores. “Algumas empresas chegaram a ter essa prática, mas tiveram a reputação manchada e hoje entendem qual é o real objetivo da ‘sexta-feira negra’: oferecer promoções efetivas e descontos imbatíveis”, garante o dirigente sindical.

Facundes observa os muitos potenciais que podem ser explorados na Black Friday, uma vez que se trata de uma oportunidade, por exemplo, de as lojas fortalecerem sua presença no mercado. “Imaginemos um comércio que abriu as portas em 2018, ainda não muito conhecido entre os consumidores. Se esta empresa consegue criar uma promoção estratégica, como oferecer um item de alto valor agregado e muito desejado com um excelente desconto, poderá atrair dezenas de pessoas e tornar-se muito mais presente no nicho em que atua”, analisa o presidente do Sindcomércio.

CAMPANHA

O Sindcomércio Vale do Aço iniciou, na 2ª semana deste mês, uma campanha incentivando as lojas a aderirem à Black Friday. Via redes sociais e e-mail marketing na Internet, o sindicato orientou os empresários e produziu peças publicitárias. Ainda foram e continuam sendo distribuídos cartazes promocionais nas lojas de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo.

HISTÓRIA

É conhecida como Black Friday (Sexta-feira Negra, em inglês), o dia em que é inaugurada a temporada de compras para o Natal com significativas promoções nos mais variados segmentos do comércio. A iniciativa, que surgiu nos Estados Unidos, foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2011, totalmente online. Com os bons resultados, as lojas físicas aderiram à ideia.

ACIAPI

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, salienta que está é a grande oportunidade de comprar o produto que foi desejado ao longo do ano. “Por vezes, o cliente aguardou o ano inteiro para comprar um determinado produto. A Black Week será o grande momento de conseguir aquele item em um preço com super descontos. Portanto, a dica é reserve o dinheiro para a semana da campanha e aproveite os preços baixos que serão ofertados pelas lojas de Ipatinga”, declara Cláudio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com