Cultura

Bióloga e educadora lança hoje livro sobre o Rio Doce

FABRICIANO – O resultado de um extenso trabalho de campo desenvolvido entre os anos de 2007 e 2012 será apresentado nesta quarta-feira (5), às 19h, no auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano do Centro Universitário de Minas Gerais (Unileste). A bióloga e educadora Dayse de Fátima Rodrigues de Lima lançará o livro intitulado “O Serpenteamento do Rio Doce das Alterosas Mineiras ao Atlântico Capixaba – Um olhar ambiental, histórico, geográfico e cultural”. O evento é aberto ao público.

Especializada em Educação, Microbiologia e Gestão Ambiental, Dayse Lima apresentará ao público presente a produção resultante de um trabalho de campo feito por meio de fotografias, pesquisas literárias, entrevistas realizado pela autora em Minas Gerais e também no Espírito Santo.

IMPORTÂNCIA

De acordo com a escritora, a importância desse estudo sobre o Rio Doce abrange vários aspectos. “É o segundo maior rio da costa leste brasileira. Drena o centro da região sudeste, local em que está o maior complexo industrial da América Latina: Usiminas, Vale, Cenibra e Aperam South America. É riquíssimo em suas águas e de incomensurável beleza, apesar de estar castigado pelas indevidas ações antrópicas”, comenta a bióloga.

Dayse Lima pontua ainda que “o Rio Doce e o guardião natural do PERD – Parque Estadual do Rio Doce. É um rio federal (nasce em Minas Gerais e tem sua foz no litoral linharense em Regência). Em Ipatinga, ocorre a confluência com o rio Piracicaba. A partir desta confluência, tem início a Região Hidrográfica denominada Médio Doce, que encerra na divisa dos municípios de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES)”, explica.

O RIO DOCE

O Rio Doce é o segundo maior rio da costa leste brasileira, possuindo uma extensão aproximada de 900 quilômetros. Tem suas nascentes nas serras da Mantiqueira e Espinhaço, em Minas Gerais. Banha em área urbana nove municípios mineiros e três capixabas. Em área rural banha 22 municípios mineiros e um capixaba.

Possui vários e importantes tributários: rio Suaçuí Grande, rio Manhuaçu, rio Piracicaba, rio São José e rio Pancas. Em suas águas encontram-se instaladas algumas hidrelétricas: UHE Risoleta Neves, UHE Eliezer Batista, etc. Sua foz acontece no litoral linharense – ES. É um rio de domínio da União. Tinha como guardiões os ferozes índios Botocudos e as opulentas matas (Mata Atlântica). Hoje se encontra muito assoreado e poluído, comprometendo assim a qualidade e quantidade de suas águas.


Foz do Rio Doce em Regência, no Espírito Santo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com