Cultura

Biblioteca Municipal completa 49 anos com ares renovados

IPATINGA – A Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na esquina das ruas Mariana com Diamantina, no centro de Ipatinga, completa 49 anos de funcionamento com ares renovados.

Para comemorar a data, nesta sexta-feira (8), a Prefeitura preparou uma programação especial reunindo atividades culturais, artistas e o público acostumado a frequentar a unidade. Uma das principais atrações será a “Biblioteca sobre Rodas”, uma das novidades do projeto Ipatinga: Cidade Leitora, lançado na semana passada pela prefeita Cecília Ferramenta, durante as festividades do aniversário do município.

LANÇAMENTO

As atividades do 49º aniversário da Biblioteca Municipal começam a partir das 9h, com o lançamento do livro “Sonhos ao Mar”, da escritora Nancy Nogueira. A obra reproduz fatos e emoções vividos pela própria autora, em textos curtos, divertidos e linguagem simples. A programação terá ainda a participação especial da escritora Nena de Castro, intérprete do palhaço Jujuba, que vai interagir com os participantes. Toda programação é aberta ao público.

REVITALIZAÇÃO
Desde o início do ano, a Biblioteca Municipal passa por uma ampla revitalização. As paredes internas e teto do espaço ganharam nova pintura, tornando os ambientes de leitura, armazenamento de livros e serviços administrativos mais arejados e confortáveis ao público e aos funcionários da Prefeitura lotados na unidade.

As obras tiveram início em meados de janeiro, quando a biblioteca precisou fechar o atendimento externo. No mês passado, a fachada do prédio também recebeu melhorias. A marquise foi recuperada e a parede externa ganhou novo reboco, antes de ser pintada com as cores originais do prédio.

HISTÓRIA
Criada pela Lei n°12, de 09 de maio de 1966, a Biblioteca de Ipatinga recebe mensalmente cerca de 2,5 mil leitores. A instituição conta hoje com um acervo de aproximadamente 40 mil exemplares, além de diversos periódicos e materiais de pesquisa, organizados em recortes de jornais e revistas.

O acervo é composto por enciclopédias, livros didáticos e paradidáticos, além de obras que compreendem diversas áreas do conhecimento, como Ciências Humanas, Exatas, Sociais, Artes, Econômicas, Educação e Saúde. A biblioteca possui um acervo de exemplares de escritores regionais, literatura em braile e mantém um expressivo número de obras estrangeiras. Também disponibiliza uma seção especial com livros infantis, a Gibiteca, e abriga o projeto “BookCrossing”, que permite que livros sejam “esquecidos” em locais públicos.

Mais informações sobre a Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares pelos telefones (31) 3829-8338 e 3829-8393.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com