Cultura

Biblioteca completa 47 anos

IPATINGA – Uma série de atividades culturais foi preparada especialmente para recepcionar os amantes da boa literatura, na semana de aniversário da Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares. Além de exposições de arte-educação, o espaço vai receber uma oficina direcionada a professores e educadores.

A programação especial de aniversário da biblioteca é uma realização do 7° Salão do Livro de Ipatinga, com apoio da Prefeitura Municipal. Consagrado no calendário de eventos do município, a feira acontece anualmente e movimenta a cidade com diversas atrações, além da grande mostra de livros.

São cinco dias de programação intensa, com palestras, oficinas, espetáculos de música, dança e teatro, lançamento de livros, bate-papo, exposição e encontros literários. O Salão do Livro de Ipatinga conta com o patrocínio da Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo realizado pelo Instituto Cultural Usiminas e Paralelo Marketing Social e Cultural.

ESPAÇOS ALTERNATIVOS
De acordo com a coordenadora do Salão do Livro, Cibele Teixeira, a proposta de estender a programação para espaços alternativos teve início na 4ª edição, quando foram realizadas ações nas cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano e Belo Oriente. “Nossa ideia é contemplar todo o Vale do Aço e explorar cada vez mais espaços públicos, como estamos fazendo este ano na Biblioteca Municipal”, explica.

Ainda segundo a coordenadora, o objetivo é ampliar as ações para outros espaços públicos, na próxima edição. “Estamos iniciando uma grande parceria que pretendemos firmar com a Prefeitura de Ipatinga e, no cinquentenário do município, queremos levar nossas atividades para diversos pontos da cidade e região”, adianta Cibele Teixeira.

EXPOSIÇÃO
Na semana em que completa seus 47 anos de história, a Biblioteca Municipal será sede de duas exposições de arte-educação. Para quem é fã de criatividade e sustentabilidade, os trabalhos da estilista Vanuza Bárbara são uma boa pedida. Em seu novo projeto, intitulado “Carne Seca”, a artista utiliza refugos de produção têxtil da Provest na criação de peças exclusivas. Atenta às questões sociais, ela se uniu ao Grupo de Bordadeiras de Ipatinga para desenvolver a coleção, que foi inspirada nos trabalhos do artista plástico Flávio Império (1935-1985).

A Biblioteca Municipal também vai receber a exposição literária itinerante “Apontamentos” e “Escrituras”, de Bartolomeu Campos de Queirós. Com uma mostra constituída de banners que estampam a síntese da obra de autores ou extratos de um livro, a exposição visa despertar e motivar o prazer pela literatura.
As exposições acontecem entre os dias 8 e 10 de maio (de quarta a sexta-feira), na Biblioteca Zumbi dos Palmares, das 8h às 18h, sendo direcionadas ao público em geral.

OFICINAS
Além das exposições, o 7° Salão do Livro de Ipatinga vai realizar a Oficina de Educação Ambiental, na quinta-feira (09/05), data do aniversário da Biblioteca Zumbi dos Palmares.

O objetivo da atividade é incentivar a reciclagem a partir de cursos de recuperação de resíduos domésticos que poderão ser transformados em artesanato, bijuterias, brinquedos e outros objetos. A oficina será ministrada por Cris Götz, entre 8h e 14h, sendo direcionada a professores e educadores.

As vagas são limitadas a 15 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h, pelo telefone (31) 3825-3858.

HISTÓRIA
A Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares foi criada pela Lei n° 12, de 9 de maio de 1966. A instituição conta hoje com um acervo de cerca de 40 mil exemplares, além de diversos periódicos e materiais de pesquisa organizados em recortes de jornais e revistas.

O acervo é composto de enciclopédias, livros didáticos e paradidáticos, além de obras que compreendem diversas áreas do conhecimento, tais como Ciências Humanas, Exatas, Sociais, Artes, Econômicas e da Saúde. A biblioteca possui ainda um acervo de exemplares de escritores regionais, literatura em braile e mantém um expressivo número de obras estrangeiras.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com